O Fórum Agro MT pediu formalmente ao governador Mauro Mendes (União Brasil) e à secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a suspensão imediata do sistema CAR Digital 2.0, lançado há apenas um mês em Mato Grosso. Em ofício enviado na última semana, o setor produtivo apontou falhas técnicas, divergências de dados e risco de prejuízo aos produtores.
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“Sabemos que a intenção é modernizar e dar celeridade nas questões de validação do CAR, porém não é viável colocar um sistema em operação sem estar 100%. Isso trouxe dor de cabeça e preocupação aos produtores, por isso solicitamos a suspensão do sistema e que volte a análise de como era antes, até que o 2.0 esteja reformulado”, afirmou Nelson Piccoli, presidente do Fórum Agro MT, através da assessoria de imprensa, nesta terça-feira (8).
O CAR 2.0 foi lançado em junho e validou mais de 12 mil propriedades em um mês, segundo dados da própria Sema-MT. A ferramenta é apontada pelo governo como avanço para acelerar a regularização ambiental. Mas, para o setor, o sistema foi implantado com problemas graves.
Entre as falhas citadas no ofício estão a validação de áreas sem considerar exceções previstas em lei, a ausência de campo para informar se o desmate ocorreu antes do ano 2000, divergências entre bases de dados e prazo insuficiente para emissão de laudos de hidrografia, que exigem dados tanto do período de chuvas quanto da seca.
O Fórum Agro também solicitou que o CAR 2.0 não seja aplicado às propriedades de Boa Esperança do Norte, que ainda enfrentam pendências no cadastro nacional. Entre outros pedidos, o documento cobra a inclusão de termo de responsabilidade nos pareceres técnicos da Sema, a ampliação do prazo para contestação de análises digitais e a possibilidade de recusar documentos inconsistentes.
“Desde o início, buscamos auxiliar para que o CAR 2.0 funcionasse de forma adequada, sem gerar prejuízos ou transtornos aos produtores rurais. Infelizmente, isso não ocorreu”, afirmou Vilmondes Tomain, presidente da Famato. “Consideramos que a suspensão do sistema é, neste momento, a medida mais sensata.”
Apesar do lançamento recente e da propaganda oficial de agilidade, o CAR 2.0 já enfrenta sua primeira crise. O pedido de suspensão joga a pressão diretamente sobre Mauro Mendes, que tem sustentado um discurso de modernização e segurança jurídica para o agro. Agora, terá de decidir entre manter o sistema ou recuar diante da base que o elegeu.
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