Início NACIONAL Frente fria traz mais chuvas e risco de tempestades para o país...

Frente fria traz mais chuvas e risco de tempestades para o país nesta 5ª


A passagem de uma nova frente fria deve levar mais chuva para a região Sul do Brasil nesta quinta-feira (4/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior volume de chuva deve atingir primeiro o Rio Grande do Sul ainda durante a madrugada e início da manhã, mas avança sobre o leste de Santa Catarina e pontos do Paraná ao longo do dia.

O órgão emitiu avisos meteorológicos de perigo para tempestades e declínio de temperatura na região. Também há alertas de raios, ventos fortes e possibilidade de granizo para a localidade.

Em Porto Alegre (RS), por exemplo, os termômetros devem cair. A previsão de mínima é de 11 °C, enquanto a máxima não deve passar dos 21°C. Já nos outros estados, a temperatura deve permanecer no patamar registrado nos últimos dias.

Mais chuvas

No litoral nordestino, a circulação de ventos vindos do oceano devem fazer com que o tempo siga fechado na faixa entre o sul da Bahia e o sul do Rio Grande do Norte, próximo à divisa com a Paraíba. Em Salvador e no resto do Recôncavo Baiano, o volume de água deve ser mais intenso, há inclusive alerta de acumulado de chuva para a região.

Em estados como Ceará, Piauí e Maranhão, a previsão é de tempo bom com temperatura máxima variando entre 30°C em Fortaleza (CE) e 37°C em Teresina (PI).

No Norte do país, a previsão é de chuva em pontos como o centro e leste do Amazonas, bem como em toda a extensão de Roraima. Nos demais estados, o tempo deve permanecer estável mesmo com o alto volume de nuvens. Dentre as capitais, o dia mais quente deve ser registrado em Palmas, onde os termômetros devem bater os 37°C. Belém (PA), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) ficam em segundo lugar, todas com 34°C.

imagem colorida previsao do tempo 4.9 inmet
Sul do país tem alerta de perigo para tempestades

No Sudeste, a queda de chuva deve cessar e a tendência é de que o tempo siga estável em praticamente todos os estados da região. A chegada de ventos quentes e secos vindos do interior do país deve estimular o disparo dos termômetros ao longo do dia, sobretudo em São Paulo, mas o calor também deve atingir boa parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, entretanto, ainda deve haver certa influência dos ventos marítimos, o que estimula uma maior presença de nebulosidade e umidade, além de manter as temperaturas mais amenas durante o dia.

A região Centro-Oeste ainda tem dias de sol e tempo seco. Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) estão sob alerta de tempestade, mas Goiás (GO) e o Distrito Federal (DF) seguem com tempo firme, com registros de manhãs frias e tardes quentes.

Alertas do Inmet

A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Confira:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



FONTE

Google search engine