Início NACIONAL Israel ataca instalações nucleares e de mísseis do Irã

Israel ataca instalações nucleares e de mísseis do Irã


Espaço aéreo israelense é fechado; o ministro da Defesa do país, Israel Katz, afirma que um ataque de Teerã “é esperado”

A Força Aérea Israelense atacou nesta 5ª feira (12.jun.2025) instalações nucleares e de mísseis do Irã. Segundo a TV estatal iraniana, fortes explosões foram ouvidas na capital, Teerã.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou estado de emergência especial em todo o país. O espaço aéreo foi fechado. “Depois do ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro imediato”, disse Katz.

“Há alguns instantes, Israel lançou uma operação militar direcionada para conter a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel. Esta operação continuará pelos dias que forem necessários para eliminar essa ameaça”, afirmou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em comunicado à nação.

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que só atividades “necessárias” devem ser realizadas no país a partir da manhã de 6ª feira (13.jun). Isso inclui a proibição de “atividades educacionais, aglomerações e locais de trabalho, com exceção de negócios essenciais”. Os voos no aeroporto Iman Khomeini também foram suspensos.

“As armas de destruição em massa nas mãos do regime iraniano constituem uma ameaça existencial para o Estado de Israel e para o resto do mundo. O Estado de Israel não tem outra alternativa senão cumprir a obrigação de atuar em defesa dos seus cidadãos e continuará a fazê-lo sempre que tal lhe seja exigido, tal como fizemos no passado”, afirmaram os militares.

A agência estatal do Iraque também declarou que o espaço aéreo do país foi fechado.

Os EUA negaram envolvimento no ataque. O secretário de Estado do país, Marco Rubio, declarou que o país não participou dos ataques realizados pela Força Aérea de Israel. Segundo ele, a ação foi unilateral por parte do governo israelense.

“Os EUA não estão envolvidos nesses ataques, e nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região. Israel nos informou que acredita que essa ação foi necessária para sua autodefesa”, disse Rubio em nota oficial.

O secretário também declarou que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) está em contato constante com aliados e tropas norte-americanas na região. Ele alertou que o Irã “não deve atacar interesses ou pessoal dos EUA”.



FONTE

Google search engine