Reprodução/ALMT e Agência Senado
A decisão da presidente do MDB, Janaina Riva, favorece o projeto do sogro, o senador WF, pré-candidato a governador
O MDB em Mato Grsso praticamente entrou num caminho sem volta: a tendência é de apoiar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a presidente da República.
Presidente do partido no Estado, a deputada estadual Janaina Riva, em entrevista, nesta semana, confirmou que ela e seus aliados vão caminhar com a direita na eleição presidencial.
Leia também:
Parecer valida comissão, anula outras três e viabiliza a CPI da Oi
De acordo com a parlamentar, a decisão nesse sentido já foi debatida internamente com os parlamentares da sigla e reflete o alinhamento político construído em Mato Grosso.
“Já deliberamos com os deputados, porque eu também não posso decidir sozinha, senão caminho com o partido todo rachado. A tendência, hoje, do MDB de Mato Grosso é caminhar com a direita, com a candidatura do Flávio Bolsonaro”, afirmou.
A deputado observou que o cenário ainda pode sofrer alterações, caso haja uma mudança em relação à candidatura.
O nome de Flávio Bosonaro, imposto pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaor (PL), preso por tentativa de golpe de Estado, ainda não é consenso na exheena-direita.
Ao justificar a escolha, a deputada disse que o MDB é historicamente um partido “regionalizado”, no qual os diretórios estaduais têm autonomia para definir alianças conforme a realidade local.
Ela citou como exemplo o fato de, em outros estados – inclusive no Nordeste -, partidos considerados nacionalmente de direita caminharem com a esquerda.
Janaina reforçou que essa característica sempre marcou a estrutura interna do MDB e que os diretórios estaduais são justamente o instrumento que garante essa autonomia.
“O MDB sempre foi assim. O MDB faz diretórios estaduais exatamente para que o presidente estadual tenha o comando e o poder decisório de com quem ele irá caminhar”, disse.
DE ESQUERDA – No Estado, o MDB tem recebido com críticas de lideranças bolsonaristas que alegam que o partido é de esquerda e rechação uma possível coligação visando as eleições deste ano.
Uma das principais lideranças do PL, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, é um dos que mais criticaram o partidola.
Para ele, os emedebista têm alinhamento com o presidente Lula (PT).
A deputada Janaina defendeu que, em Mato Grosso, o MDB tem cada vez mais se alinhado à direita nas últimas eleições.
Ela recordou que, na eleição de 2022, mesmo com a candidatura própria da então senadora Simone Tebet à Presidência, o diretório mato-grossense optou por apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro no Estad.
Essa decisão, segundo ela, foi respeitada pela direção nacional.
Janaina citou ainda declaração do presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, para reforçar o argumento de que cada Estado definirá sua estratégia.
“Vi, inclusive, uma declaração do Baleia deixando isso muito claro: ‘Olha, aqui em São Paulo de jeito nenhum nós vamos caminhar com o PT’”, disse.
“É uma questão regionalizada, como nós sabemos que em alguns outros estados o partido pode caminhar com a candidatura do presidente Lula ou outra candidatura que não seja nenhuma das duas, que hoje são as principais candidaturas, a do Flávio Bolsonaro e a do Lula”.





