Início FINANÇAS Jovens multifranqueados trazem o Café Cultura para a mais paulista das Avenidas

Jovens multifranqueados trazem o Café Cultura para a mais paulista das Avenidas


Depois de ocupar endereços icônicos da capital – Moema e Vila Nova Conceição – o Café Cultura, tradicional cafeteria de Santa Catarina, acaba de chegar ao coração financeiro e cultural de São Paulo. O endereço? O número 777 da mais Paulista das Avenidas. À frente do novo empreendimento estão os irmãos Carolina e Fernando, de Londrina (PR), que carregam o empreendedorismo no sangue.

Criados dentro do restaurante fundado por seu pai em um aeroporto nos anos 1980, eles fundaram o grupo familiar AM Foods, que soma 45 operações de marcas variadas, entre franquias e próprias, todas do segmento de Food Service. Chama a atenção a pouca idade de ambos. Fernando tem 36 anos, enquanto Carolina é oito anos mais nova. O veterinário com MBA em Gestão Empresarial e a administradora e pós-graduanda em Controladoria se dividem à frente do Grupo: ela cuida da parte administrativa; ele lidera a expansão e operação. Juntos, gerenciam operações em 6 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).

A relação com o Café Cultura é um “namoro” que vem de um tempo. A conexão com a proposta da marca, que valoriza a comida feita no local, os preparos artesanais e um ambiente acolhedor, foi imediata. E a expectativa para a nova operação é alta. “A receptividade tem sido incrível. Estamos em uma localização muito privilegiada. A Avenida Paulista é bastante movimentada e temos recebido uma média de 200 clientes por dia desde a abertura. Boa parte ainda se concentra no início da manhã e logo após o almoço. Mas, esperamos que este número aumente à medida que o público se acostumar com a ideia de que temos opções para todas as horas do dia, do café da manhã à happy hour e ainda temos espaço para aqueles que desejam trabalhar daqui”, diz Carolina.

Quem segue a mesma linha de raciocínio é a CEO do Café Cultura, Luciana Melo. “A unidade da Avenida Paulista chega para fortalecer nossa presença em São Paulo.  O paulistano é apressado por natureza e a Paulista precisava de um espaço que unisse a possibilidade de fazer uma descompressão em qualquer momento do dia – com opções saborosas e saudáveis para agradar aos mais diversos gostos e paladares – com um local para trabalhar ou realizar uma reunião”, completa.

2024, um dos melhores anos do Café Cultura

Comercializando mais de 5 milhões de xícaras de café ao ano, com mais de 50 operações, o Café Cultura registrou, em 2024, um dos melhores anos de sua história. A Rede anunciou crescimento de 18,5%, com faturamento que superou os R$ 80 milhões.

Entre as razões para isso estão uma revisão nas estratégias de expansão, inovações no cardápio, além de um processo de rebranding. “Para 2025, projetamos aumentar o faturamento acima dos 20%, expandindo a marca para novas e diferentes praças do País, com a abertura de 20 unidades – sendo 10 apenas no estado de São Paulo e as demais em localidades, como Vitória, Brasília e Belo Horizonte. Também estamos apostando em sabores já conhecidos do público e que deverão ganhar novas versões O foco está em reforçar a qualidade dos produtos e fortalecer ainda mais a identidade da marca”.

Sobre o Café Cultura

(E)coar e (e)levar a cultura da apreciação de cafés especiais, sendo reconhecida como marca-referência no Brasil.  Esta é a missão do Café Cultura que, há mais de 20 anos, tem como compromisso oferecer, em cada uma de suas lojas, um ambiente propício a experiências acolhedoras ligadas ao que há de melhor do café e da gastronomia. Essa atmosfera é complementada pela torrefação diária dos grãos 100% Arábica oriundos de fazendas e produtoras independentes com certificado de sustentabilidade e rastreabilidade. Com DNA catarinense e surgida a partir do sonho de uma mineira e de um americano, a rede – que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano – atua no franchising desde 2014, tem presença consolidada nos estados do Sul do Brasil e também já conta com operações no Rio de Janeiro, São Paulo e está em expansão para outras localidades brasileiras.

A boa reputação da rede se ratifica por meio das inúmeras premiações e reconhecimentos ao longo dos anos. Entre essas destacam-se “Melhor Café – Veja Santa Catarina” durante 10 anos seguidos de 2004 a 2014; TOP 20 Cafeterias do Brasil da Revista Espresso 2016; Prata na categoria Brand Design – 7ª prêmio ABF+RDI 2017; Prata na categoria Projeto Arquitetônico – 8º Prêmio ABF+RDI 2018; Endeavor – Uma das empresas escolhidas para o programa de organização 2018 /2019; Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Cafeteria nº 1 do Sul do país; 8ª melhor franquia de cafeterias do Brasil 2019; 4 Estrelas 2023-2024); EY – Ernst & Young Global Limited 2020; Melhores Franquias – A maior rede de cafeterias do Brasil 2021; Design de Varejo – loja do ano 2021; Design de Varejo – 1º lugar na categoria Lojas de Serviços de Alimentação 2021; Bom Gourmet especialidade Brunch 2022; Selo de Excelência em Franchising ABF e VEJA RIO – Comer & Beber indicado 2022/2023. Em 2024, Luciana Melo também foi incluída no grupo de homenageadas na 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, na categoria Winning Women.

 



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