O deputado federal Lindbergh Farias (PT) utilizou o perfil dele na rede social X para alfinetar o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta quinta-feira (31/7). Em vídeo, o parlamentar questionou o silêncio de Tarcísio, nos últimos dias, a respeito das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e em relação ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
“Gente, vocês sabem onde está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas? Será que ele foi sequestrado? Alguém sabe a posição do governador de São Paulo sobre a absurda sanção contra o ministro Alexandre de Moraes? Ele falou alguma coisa? E sobre o tarifaço?”, questionou o deputado.
Confira:
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbio, divulgou, na quarta-feira (30/7), que Moraes foi sancionado pelos norte-americanos com base na Lei Magnitsky. Com a medida, o governo Trump determina que qualquer empresa ou bem relacionado ao ministro, nos EUA, fica bloqueado.
Com a medida, os cidadãos norte-americanos também estão proibidos de fazer negócios com o ministro do STF. Ficou vetada, ainda, a possibilidade de Moraes realizar transações com empresas do país, como usar cartão de crédito com bandeira dos EUA, entre outras restrições.
Moraes foi sancionado após ter sido apontado pelos Estados Unidos como um juiz parcial que desrespeitaria direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, e que estaria perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado político de Trump.
Essa suposta perseguição a Bolsonaro também seria um dos motivos, conforme Trump, para a aplicação da tarifa de 50% aos produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
Tarifaço
Trump assinou na quarta-feira a ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% ao Brasil. Apesar da restrição, foi aberta uma excessão para um grupo de quase 700 itens. No entanto, produtos importantes na relação comercial entre as duas nações, como carne bovina e café, ficaram de fora.