Início NACIONAL Lula deve liberar dinheiro ao Paraná até 2ª feira, diz Gleisi

Lula deve liberar dinheiro ao Paraná até 2ª feira, diz Gleisi


Ministra lidera comitiva ao Estado atingido por tornado para coordenar ações de assistência e reconstrução

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo federal reconheceu de imediato a situação de calamidade pública nas cidades paranaenses afetadas pelo tornado e pretende liberar recursos para os municípios atingidos até 2ª feira (10.nov.2025). O desastre, ocorrido na 6ª feira (7.nov.2025), deixou 6 mortos e mais de 750 feridos, principalmente em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no centro-sul do Estado.

“Fizemos o reconhecimento imediato de calamidade pública. O governo quer juntar forças para ajudar o Paraná, desde a reconstrução mais imediata, alimentação e itens de higiene pessoal, até o planejamento para a reconstrução da cidade”, disse a ministra a jornalistas neste sábado (8.nov.2025).

Assista (5min12s):

Uma comitiva federal liderada por Gleisi foi enviada à região a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para coordenar as ações de assistência e reconstrução. A ministra é acompanhada pelo ministro da saúde interino, Adriano Massuda, bem como representantes da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). O MIDR (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional) também mobilizou técnicos da Defesa Civil Nacional para atuar junto às autoridades locais.

Gleisi sobrevoou as áreas mais afetadas para avaliar os danos causados pelo fenômeno. O pedido de reconhecimento da calamidade foi feito ainda na noite de 6ª feira e validado neste sábado (8.nov.2025), o que permite a mobilização imediata de recursos emergenciais para as áreas afetadas. 

A gente tem um apoio emergencial, mas isso o Estado está suprindo e o que o prefeito vai precisar com certeza é reconstrução de escola, reconstrução das unidades de saúde, ajuda para reconstruir casa, então isso tudo o governo federal tem condição de dar”, disse. “[O governo] tem condição de ajudar no emergencial, mas eu acho que isso está bem encaminhado com o Estado e com as doações. É principalmente nessa reconstrução mais estrutural que é para o município voltar a ter sua vida normal”.

A ventania, que ultrapassou 250 km/h, destruiu casas de alvenaria, derrubou árvores inteiras e tombou veículos e caminhões. Bairros inteiros foram arrasados, conforme registros de moradores e equipes de resgate. A infraestrutura local também sofreu danos, com linhas de energia rompidas e fornecimento de água interrompido em parte das cidades.

Dados oficiais do governo paranaense confirmam 5 mortes em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, além de 2 pessoas desaparecidas. Há mais de 700 feridos

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam realizando buscas e removendo escombros nas áreas afetadas. As autoridades trabalham para determinar a extensão total dos danos causados pelo tornado.


Leia mais no Poder360:



FONTE

Google search engine