Início GERAL Lula e Trump devem se reunir em breve, diz o chanceler Vieira

Lula e Trump devem se reunir em breve, diz o chanceler Vieira


Embaixada do Brasil nos EUA

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro Mauro Vieira se encontram na Casa Branca

Os presidentes do Brasil, Lula, e Donald Trump, dos EUA, devem se reunir em breve, informou o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, após reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na Casa Branca.

Encontro poderia acontecer na Malásia, se as datas coincidirem.

“Houve uma troca de ideias muito claras, com muita disposição de trabalhar em conjunto num cronograma de encontros, em data e local a serem definidos de acordo com a agenda de ambos, proximamente”, disse o ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Leia também:

Esquema de venda de sentenças judiciais tinha três núcleos

Mauro Vieira, disse ter tido um “ótimo” e “muito produtivo” encontro com os representantes do governo Trump.

Segundo ele, havia um “clima de descontração” na reunião, que durou pouco mais de uma hora e terminou às 15h05 em Washington (16h05 no horário de Brasília), desta quinta-feira (16)..

Hoje, ocorreu a primeira rodada de negociação oficial entre Brasil e EUA desde o início da crise bilateral, em julho, quando o governo de Donald Trump decidiu impor tarifas de 50% a produtos do Brasil, além de restrições de vistos e sanções financeiras a autoridades brasileiras.

Segundo o chanceler, “foi o início auspicioso de processo negociador”.

Não houve, ao menos por enquanto, nenhum acordo que pudesse ser anunciado — nem sobre a redução de tarifas, nem quanto às sanções contra ministros do Brasil.

O Departamento de Estado dos EUA, porém, não comentou o teor da conversa.

A grave crise entre Brasil e EUA começou a ceder após um abraço entre Trump e o presidente brasileiro no dia 23 de setembro, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU.

Na ocasião, o republicano fez, inclusive, elogios a Lula e demonstrou intenção de negociar.

De lá para cá, os dois presidentes se falaram ao telefone, no último dia 6, e Trump designou Rubio como negociador norte-americano no assunto.

Na semana passada, o secretário de Estado telefonou a Vieira e, em uma conversa gentil de 15 minutos, intercalando inglês e espanhol, convidou o chanceler do Brasil para o encontro de hoje em Washington.

ESQUECIDO – O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi mencionado na reunião entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Segundo integrantes do Palácio do Planalto, a conversa se desdobrou de forma “amena” e “cordial” e ambos se comprometeram a organizar o encontro entre Lula e Donald Trump.

O relato foi feito pela delegação brasileira a ministros do Governo Lula.

O saldo do encontro foi avaliado como positivo, ainda que os Estados Unidos não tenham feito demandas específicas para a renegociação do tarifaço e das sanções a autoridades brasileiras, duas demandas reapresentadas por Vieira na reunião.

Ao ouvir os pleitos, Rubio teria dito que despacharia os dois temas com Trump..





FONTE

Google search engine