Início NACIONAL Lula lidera com folga as disputas contra Flávio, Tarcísio e Michelle; veja...

Lula lidera com folga as disputas contra Flávio, Tarcísio e Michelle; veja a nova pesquisa sobre 2026 – CartaCapital


O presidente Lula (PT) aparece com vantagens significativas nos cenários eleitorais de primeiro turno monitorados pelo instituto AtlasIntel. O levantamento, feito em parceria com a Bloomberg, foi divulgado nesta quinta-feira 18.

Segundo a pesquisa, o petista lidera com folga os cenários contra Flávio Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL). São 19 pontos que separam Lula do senador; 21 pontos de distância para o governador de São Paulo; e 19 pontos de vantagem no confronto contra a ex-primeira-dama.

O Atlas também monitorou um cenário em que Flávio e Tarcísio seriam lançados como adversários. O petista lidera com 48%, o senador fica com 21% e o governador soma apenas 15%.

Lula também foi testado em um cenário sem a presença de um membro do clã Bolsonaro ou Tarcísio. A lista de adversários inclui apenas os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG). O ativista do MBL Renan Santos (Missão) também aparece como opção. A vantagem do petista, nesse caso, é ainda maior. Confira:

Segundo o instituto, se os candidatos fossem os mesmos de 2022, Lula superaria Jair Bolsonaro (PL) por 2,7 pontos percentuais (46,7% x 44%). Ciro Gomes (PSDB) aparece na terceira posição com apenas 3,2% e Simone Tebet (MDB) fica com 1,8%. O ex-capitão, porém, está inelegível e preso por tentativa de golpe de Estado, o que reduz drasticamente as chances de o cenário se repetir.

Segundo turno

Lula também foi testado em oito disputas de segundo turno, uma delas contra o inelegível Jair Bolsonaro. Ele venceria todas, segundo o AtlasIntel.

A maior vantagem se dá contra Eduardo Leite (PSD), superado por 25 pontos. Os maiores desafios são contra Jair (quatro pontos), Tarcísio (quatro pontos) e Michelle (cinco pontos). Flávio aparece com 12 pontos a menos que o petista, uma distância maior do que a de governadores da direita, como Zema, Caiado e Ratinho. Veja os resultados:

A pesquisa ouviu, pela internet, 18.154 eleitores entre os dias 10 e 15 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.



FONTE

Google search engine