O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, na próxima semana, para mais um compromisso internacional. O chefe do Planalto viajará a Bogotá, na Colômbia, para participar da 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA).
O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (22/8), e reunirá chefes de Estado dos oito países amazônicos. São eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A previsão é de que o petista desembarque na capital colombiana um dia antes e retorne a Brasília logo após a cúpula.
O grupo deve adotar uma declaração conjunta, que vai abordar acordos regionais, prioridades compartilhadas e ações para o combate à crise climática e questões sociais da Amazônia.
A última reunião de cúpula dos países da Amazônia ocorreu em 2023, em Belém (PA), que, neste ano, sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Após a passagem por Bogotá, Lula tem outras quatro viagens internacionais previstas, com destino aos Estados Unidos, à Indonédia, Malásia e África do Sul.