Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17/12) pelo Paraná Pesquisas revela que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria para presidente em todos os cenários no estado do Pará. O chefe do Planalto aparece com uma margem superior a 10 pontos em relação a todos os oponentes, aponta o levantamento.
Em um primeiro cenário, Lula aparece com 45,4%, contra 29,8% da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro; na sequência vem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB), com 6%; o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), com 2,6%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), com 2,6%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), com 0,8%; e, por último, Renan Santos (Missão-SP), com 0,7% das intenções de voto. Não sabem ou não opinaram somam 5,3%, e brancos e nulos, 6,7%.
Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a margem é ainda maior, de 46,3% contra 22,3% do aliado de Bolsonaro; em seguida, aparece Ciro Gomes, com 8,3%; seguido de Caiado, com 4,2%; Romeu Zema, com 1,7%; e, novamente, por último, Renan Santos, com 1,5%. Não sabem ou não opinaram somam 7,4%, e brancos e nulos, 8,4%.
Já em uma possível disputa contra o senador e pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula ganharia com 45,4%,contra 29,9% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); na sequência, aparecem Ciro Gomes, com 6,2%; seguido de Ratinho Jr., com 2,9%; Caiado, com 2,1%; Romeu Zema, com 1,1%; e Renan Santos, com 0,9%. Não sabem ou não opinaram somam 5,3%, e brancos e nulos, 6,2%.
A pesquisa foi feita no estado do Pará, por meio de entrevistas pessoais, entre 12 e 15 de dezembro de 2025. Os pesquisadores ouviram 1.505 eleitores em 60 municípios do estado. A amostra representativa do estado do Pará atinge um grau de confiança de 95%, com margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais, segundo o Paraná Pesquisas.
Governador
A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre a intenção de voto para governador no estado. Dr. Daniel (PSB-PA), prefeito de Ananindeua (PA), aparece como favorito em todos os cenários.
Dr. Daniel soma 30,4% das intenções de voto para o Executivo estadual, seguido por Hana (MDB-PA), com 21,1%; Delegado Éder Mauro (PL-PA), com 19,3%; Simão Jatene (PSD-PA), com 7,7%; Paulo Rocha (PT-PA), com 5%; Mário Couto (PSDB-PA), com 3,3%; e Marinor Brito (PSol-PA), com 1,8%. Não sabem ou não opinaram somam 3,6%, e brancos e nulos, 7,9%.
Senado
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), dispara como favorito do eleitorado paraense na disputa por uma vaga no Senado Federal pelo estado no próximo ano. O governador aparece com a maior porcentagem de intenção de voto em um possível cenário contra nove adversários, segundo levantamento do Paraná Pesquisas.
No levantamento feito pelo Instituto, Helder Barbalho aparece com 50,8% das intenções de voto; na sequência aparece o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) com 32,2%; em terceiro o ministro do Turismo, Celso Sabino (sem partido), com 22,2%; na sequência o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) com 18,7%; Paulo Rocha (PT-PA) com 17,5%; Simão Jatene com 15,1%; e por último Chicão Melo (MDB-PA) com 7,0%. Não sabem ou não opinaram somam 3,9%, e brancos e nulos, 6,1%.





