O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana dados do Censo 2022 referente ao transporte dos trabalhadores brasileiros. Em Mato Grosso, por exemplo, foi apontado que a maioria dos trabalhadores leva até 30 minutos para se deslocar ao trabalho. O meio de transporte mais utilizado é o automóvel próprio, seguido pela motocicleta. Em Cuiabá, no entanto, o segundo meio mais utilizado é o ônibus.
Leia mais:
Pré-cadastro para 200 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida é aberto em Sorriso; veja como solicitar
A pesquisa destaca o uso dos meios de transporte para deslocamento ao trabalho ou estudo. Mato Grosso não possui nenhuma cidade no ranking dos 20 municípios com mais de 100 mil habitantes onde há deslocamento de mais de duas horas para estes fins.
O IBGE também divulgou que entre 5,6% e 7% dos estudantes de Mato Grosso se deslocam para outros municípios para estudar. Esta taxa diminuiu em comparação aos dados de 2010.
Outro dado divulgado foi com relação ao veículo que os trabalhadores utilizam nas capitais. De acordo com a tabela, em Cuiabá a maior parte da população se desloca utilizando automóvel (44,3%). Logo atrás vem o uso de ônibus (20,6%) para transporte e de motocicleta (20,0%). A porcentagem de pessoas que se deslocam a pé (8,3%) ou com bicicleta (4,2%) está bem abaixo dos outros meios de transporte.
Conforme tabela do IBGE, no estado, como um todo, a maioria utiliza automóvel próprio para ir para o trabalho, contudo, o segundo meio de transporte mais utilizado é a motocicleta própria. O IBGE também destaca que a maioria das pessoas brancas utiliza mais carro que moto, enquanto no caso das pessoas pretas e pardas, a maioria usa mais moto que carro.
Com relação ao tempo de deslocamento para o trabalho, a maioria leva até 30 minutos para se deslocar ao trabalho, sendo que destes, conforme dados do IBGE, a maioria leva de 6 a 15 minutos. A minoria leva entre uma e duas horas para chegar ao trabalho.
FONTE





