Início GERAL Mauro mantém liderança na corrida contra Janaina e Zé Medeiros

Mauro mantém liderança na corrida contra Janaina e Zé Medeiros


Reprodução/Secom-MT, Secom-AL e Agência Câmara

O governador Mauro Mendes, a deputada estadual Janaina Riva e o deputado federal José Medeiros, que são os mais citados em pesquisa de intenção de votos

Levantamento do instituto Informa Pesquisa e Dados, divulgado nesta sexta-feira (21) pelo site RDNews, aponta que o governador Mauro Mendes (União) lidera a disputa por uma das vagas no Senado, nas eleições de 2026.

Na modalidade estimulada  – quando os nomes são apresentados aos entrevistados –, 47,5% declararam que Mauro será seu primeiro voto.

O governador, em entrevista, diz que não há confirmação de que irá renunciar, em abril do ano que vem, para disputar as eleições.

Leia também:

Apoio de Bolsonaro não é decisivo na eleição ao Senado, diz Mauro

A pesquisa mostra que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) aparece com 13,4%, seguida por José Medeiros (PL), que tem 8,4% das intenções de voto,

Os senadores Jayme Campos (União) e Carlos Fávaro (PSD), que encerram seus mandatos em 2026, estão em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 4% e 3,8%.

Ambos devem disputar a reeleição.

Jayme também admite disputar a sucessão no Palácio Paiaguás, embora o candidato do grupo do governador Mauro Mendes seja o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) é citada como primeiro voto ao Senado por 3,7%, mas ela deve disputar uma vaga na Câmara Federal.

Em seguida, aparece o produtor rural Antônio Galvan (DC), em último lugar, com 1,5%.

Brancos e nulos somam 6%. Outros 1,9% responderam que não irão votar e 9,8% disseram estar indecisos.

SEGUNDO VOTO – No segundo cenário, quando os entrevistados são perguntados sobre seu segundo voto, a deputada estadual Janaina Riva aparece em primeiro lugar com 17%, seguida por Mauro, com 14,7%, e por José Medeiros, com 12,1%.

Fávaro e Jayme ocupam o 4º e 5º lugar, com 7% e 6,7%, respectivamente.

Para a segunda vaga, Rosa Neide é citada por 3,9% e Galvan por 2,5%.

Brancos e nulos somam 10,5% e 22,1% se dizem indecisos. Já 3,4% afirmam que não irão votar.

A pesquisa quantitativa do Informa Pesquisa e Dados foi realizada entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, em ambiente digital, com 1.967 pessoas, em 112 cidades localizadas em cinco regiões de Mato Grosso.

Em Cuiabá, foram realizadas entrevistas em 107 bairros de todas as regiões.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

ESPONTÂNEA – De acordo com a pesquisa, Mauro Mendes Mauro também lidera na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado.

Ele é mencionado por 19,5% dos entrevistados, seguido pelo senador Wellington Fagundes (PL), com 6,6% – que encerrará seu mandato de oito anos apenas em 2031 e é pré-candidato a governador.

Na terceira posição está Janaina, com 5,6%, seguida por José Medeiros, que tem 3,5%.

Jayme Campos aparece em quinto, com 2,6%, seguido por Fávaro, que tem 2,5%.

Outros 0,9% dizem que vão votar em algum candidato da direita e 0,6%, no ex-governador Blairo Maggi (PP) – que não será candidato.

As pessoas ouvidas mencionam também outras opções, todas com menos de 1 ponto percentual, como Coronel Fernanda; o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini; Rosa Neide; o deputado estadual Júlio Campos (União), o ex-governador e ex-senador Pedro Taques (sem partido) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

REJEIÇÃO – Com 30,6%, o senador Jayme Campos é o candidato mais rejeitado na corrida ao Senado, conforme a levantamento do Informa Pesquisa e Dados em pesquisa estimulada – quando os nomes são apresentados aos entrevistados.

Ex-governador (1991 a 1994) e ex-prefeito de Várzea Grande por três vezes, Jayme tem-se colocado como pré-candidato ao Governo, mas não descarta tentar um novo mandato de senador.

Presidente estadual do PT, a ex-deputada federal Rosa Neide é o segundo nome mais rejeitado – 25,4% das pessoas ouvidas disseram que não votariam de jeito nenhum na petista.

Na terceira colocação aparece a deputada estadual Janaina Riva (MDB), com 20,8%, seguida pelo ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), que é mencionado por 19,7%.

O governador Mauro Mendea é o quinto mais rejeitado pelos entrevistados, somando 13,2%.

Os dois nomes menos rejeitados são o deputado federal José Medeiros (PL) e o produtor rural Antonio Galvan (DC), com 13,1% e 11%, respectivamente.

Ambos são de direita e os chamados “bolsonaristas-raiz”.

Outros 7,4% dos entrevistados afirmaram que votariam em qualquer um dos nomes apresentados.





FONTE

Google search engine