O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que, apesar de ainda estar filiado ao PSB, já atua na construção do Podemos para as eleições de 2026 e não descarta o lançamento de uma candidatura majoritária pela sigla.
Leia também
Entrega do Hospital Central após 34 anos é um dos grandes feitos do ano, diz governador em exercício
Segundo ele, o Podemos está em processo de organização e diálogo com lideranças interessadas em disputar cargos como o governo ou o Senado.
“Sim, toda possibilidade, toda possibilidade. Nós estamos, inclusive, recebendo pessoas que estão falando que têm interesse em vir para o Podemos para pleitear projetos majoritários”, declarou.
Max, no entanto, evitou revelar nomes e fez mistério sobre quem estaria articulando a entrada no partido.
“Eu só não vou adiantar isso porque isso vai ser um furo de reportagens para uma próxima oportunidade. Mas tem bons nomes aí procurando colocar o nome à disposição para a candidatura majoritária”, disse.
Russi afirmou que, neste momento, há um pré-alinhamento com o governo Mauro Mendes (União), – que defende o projeto do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Paiaguás -, mas ponderou que o cenário eleitoral ainda depende de definições futuras, inclusive sobre o próprio governador.
“A gente tem um pré-alinhamento, digamos assim, com o governo. Estamos juntos na base do governo. Agora, é lógico, tem que definir os candidatos ainda”, disse.
O presidente da Assembleia destacou que as definições mais claras devem ocorrer apenas no início de 2026, quando também ficará claro se Mauro deixará o cargo para disputar ao Senado.
“Nós não tivemos a definição, acho que a partir de janeiro, fevereiro, isso se define de forma mais clara, se o Mauro vai sair do governo, se o Mauro vai continuar. Todas essas definições vão impactar na decisão do Podemos. E eu não faço parte ainda do Podemos”, pontuou.
Apesar disso, Max afirmou que o grupo político já está em fase avançada de articulação e fortalecimento da legenda, com foco na formação de chapas competitivas.
“Nós estamos formando um grupo, um grupo novo, um grupo forte, um grupo que vem com boas candidaturas à deputada estadual, com boas candidaturas à deputada federal, com um bom projeto para o estado de Mato Grosso. E vamos fazer parte, de forma importante, na próxima eleição, trabalhando projetos e planos de governo importantes para o nosso estado”, afirmou.
FONTE





