O ministro Alexandre de Moraes (STF) mandou um recado sutil para o colega Luiz Fux durante a leitura de seu relatório nesta terça (2), ao lembrar que ele acompanhou presencialmente todos os depoimentos de testemunhas do julgamento sobre a suposta trama golpista.
“As audiências foram realizadas por videoconferência sob a minha presidência e com honrosa participação do eminente ministro Luiz Fux e, na verdade no primeiro dia, com honrosa participação de todos os ministros desta Corte, acompanhados pelos advogados e por parte da procuradoria e pelo procurador-geral da República”, afirmou Moraes.
Para um observador, o objetivo foi desestimular Fux de pedir vista, hipótese considerada remota, mas não totalmente descartada. Por esse raciocínio, ficaria difícil para o ministro tomar essa atitude, que em tese seria para estudar melhor o processo, tendo acompanhado tudo de perto.
Um pedido de vista de Fux empurraria o julgamento para 2026, o que é visto com bons olhos pelos bolsonaristas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?