Início CIDADES Mutirão dobra atendimentos nas USF e deve reduzir espera para até duas...

Mutirão dobra atendimentos nas USF e deve reduzir espera para até duas semanas – Mutirão dobra atendimentos nas USF e deve reduzir espera para até duas semanas


 

Atendimento diário pode chegar até 80 coletas, dependendo da capacidade das unidades. Ação deverá se estender por dois meses

 

Dezesseis Unidades de Saúde da Família (USF) de Várzea Grande deram início, nesta semana, a um mutirão de exames laboratoriais com um objetivo claro: zerar a fila represada de coletas de sangue e reduzir drasticamente o tempo de espera dos pacientes atendidos pela Atenção Primária à Saúde.

A ação, coordenada pela Superintendência de Atenção Primária, dobrou a oferta de exames nas unidades que realizam coleta laboratorial. Antes, cada unidade realizava, em média, 30 coletas, duas vezes por semana. Agora, esse número passou para 60 e pode chegar a até 80 coletas, conforme a dinâmica e a capacidade de cada unidade.

Segundo Janaína Pinheiro, superintendente da Atenção Primária à Saúde, a estratégia é enfrentar uma demanda acumulada, em que pacientes aguardavam de dois a três meses apenas para realizar a coleta de exames simples, fundamentais para diagnóstico e acompanhamento de tratamentos.

“Estamos realizando uma força-tarefa para zerar a fila de solicitações de exames laboratoriais. Após liquidar essa demanda reprimida, a estratégia é dar mais autonomia às unidades de saúde para organizar o agendamento das coletas conforme a necessidade do paciente”, explica Janaína. A expectativa é que a ação dure cerca de 60 dias, podendo ser prorrogada, conforme a demanda.

Com o aumento expressivo na oferta de exames, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que, neste período de mutirão, as unidades que realizam coleta de sangue podem registrar um fluxo maior de pacientes e ocasionar atendimentos um pouco mais demorados. A medida, no entanto, é temporária e necessária para garantir a normalização dos serviços e a redução definitiva da fila de espera.

A expectativa é que, após o mutirão, o tempo de espera para a realização de exames laboratoriais seja reduzido para uma a duas semanas, tornando o atendimento mais ágil, humanizado e eficiente.

Além de ampliar o acesso aos exames, a ação permitirá que as unidades reorganizem suas rotinas internas, deixando de depender exclusivamente do sistema de regulação (Sisreg) e passando a agendar as coletas diretamente, de acordo com a realidade de cada unidade de saúde.

Para os pacientes, o impacto é direto: diagnósticos mais rápidos, início de tratamentos sem demora e mais qualidade no acompanhamento da saúde. Para o município, o mutirão fortalece a Atenção Primária e reafirma o compromisso de resolver os problemas ainda na porta de entrada do SUS.

CONFIRA AQUI AS UNIDADES:

* Unidades com coletas diárias, em média 50  

USF Jardim Marajoara Drª Arminda Guimaraes Sato

USF Jardim Gloria Moacyr D´Lannes

USF 24 de Dezembro Miguel Baracat

USF Cristo Rei Vitor Marques

* Unidades com coletas 2x na semana – terças e quintas – em média 30 coletas

USF Aurília Sales Curvo Jd União

USF Souza Lima Luirico Ferreira Magalhaes

USF Parque do Lago Drº Lucilo De Freitas Macedo

USF Unipark Manoel Bernardo De Barros

USF Nossa Senhora da Guia

USF Água Vermelha Celestina Gomes Coelho

USF Água Limpa Laurentino Paulo De Cerqueira

USF Capão Grande Maria Jose Pedrosa

USF Vila Arthur Maria Galdina Da Silva

USF Vereador João Avelino  Bulhões

USF Manaíra Margarida Tavares Pereira

USF Manga Binoca Maria da Costa



FONTE

Google search engine