Os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual de Mato Grosso terão o funcionamento suspenso durante os feriados de Natal e Ano Novo. Conforme os Decretos nº 1.183/2024, nº 1.784/2025 e nº 1.787/2025, não haverá expediente nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, além dos dias 1º e 2 de janeiro de 2026. O atendimento ao público será retomado normalmente na segunda-feira, 5 de janeiro de 2026. A medida segue o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do Estado para os anos de 2025 e 2026, com a manutenção apenas dos serviços considerados essenciais, que funcionarão em regime de plantão, como saúde e segurança pública.
Leia também:
TCE define lista tríplice para vaga aberta com aposentadoria de Valter Albano; Alisson deve ser escolhido ainda hoje
De acordo com o Governo do Estado, os serviços digitais permanecem disponíveis por meio do portal mt.gov.br, permitindo que a população tenha acesso a atendimentos online durante o período de suspensão do expediente presencial. As unidades do Ganha Tempo ficarão fechadas de 24 a 26 de dezembro e de 31 de dezembro a 2 de janeiro de 2026, com retomada do atendimento na segunda-feira, dia 5.
Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde informou que não haverá expediente na sede administrativa da pasta, no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), no MT Hemocentro e na Farmácia Especializada de Alto Custo, com retorno das atividades também no dia 5. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionará em regime de plantão, enquanto a rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplantes manterão o atendimento normal à população.
O Centro Estadual de Cidadania, localizado no Várzea Grande Shopping e sob gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, permanecerá fechado de 24 a 26 de dezembro e de 31 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026, retomando o atendimento ao público na segunda-feira, 5 de janeiro.
Na área da segurança pública, a sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e as unidades administrativas de Cuiabá e Várzea Grande não terão expediente durante os feriados e pontos facultativos, com retorno das atividades no dia 5. Os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, assim como o Instituto Médico Legal e a Perícia Oficial e Identificação Técnica, seguirão funcionando normalmente. As Centrais de Flagrantes do bairro Verdão, em Cuiabá, e de Várzea Grande, além da Central de Ocorrências da capital, permanecerão em funcionamento, concentrando os registros de boletins de ocorrência e os procedimentos em flagrante. As delegacias especializadas de Homicídios, Trânsito e Repressão a Roubos e Furtos de Veículos atuarão em regime de plantão.
A Polícia Civil também manterá atendimento 24 horas para casos de violência doméstica e sexual em Cuiabá, com plantão localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, no bairro Planalto. Para situações de urgência e emergência, a orientação é que a população acione o número 190. Durante todo o período, o registro de boletins de ocorrência envolvendo crimes como furto, extravio, desaparecimento de pessoas, ameaça, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal e violação de domicílio poderá ser feito de forma online, por meio da Delegacia Digital, que seguirá disponível normalmente.
FONTE





