A quinta-feira (28/8) será de chuva em todos os estados do Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os litorais fluminense e paulista, assim como o sul de Minas Gerais, podem ter precipitações de 20 mm/h a 50 mm/dia.
Já o Sul do país terá uma trégua nas chuvas fortes e tempestades e deve ser atingido por ventos fortes.
Diversidade climática
Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam instabilidades, o Centro-Oeste do Brasil segue com tempo firme, sem probabilidade de chance de chuva, em decorrência da atuação de uma massa de ar seco.
A temperatura máxima chega a 29ºC em Brasília (DF), 31ºC em Campo Grande (MS), além de 35ºC em Goiânia (GO) e Cuiabá (MT). A baixa umidade relativa do ar preocupa em toda a região.
No Nordeste, ventos úmidos vindos do oceano mantêm a chuva de moderada a forte em parte da faixa litorânea. No interior nordestino, por sua vez, o tempo permanece firme e seco, chegando a 29ºC na cidade de Recife, e 28ºC em Maceió.
As precipitações também permanecem no norte de Roraima, assim como no norte, sul e sudoeste Amazonense. Já o sul do Amazonas, além do centro-sul do Pará, seguem sem previsão de chuva. O calor e o tempo seco persistem na cidade de Palmas (TO), que chega a 37ºC.