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Parceria contempla escola municipal de Várzea Grande com laboratório de Informática – Parceria contempla escola municipal de Várzea Grande com laboratório de Informática


 

Foram doados 50 CPUs, sendo 22 conjuntos completos (CPU, mouse, teclado e monitor) e vai atender aos 477 estudantes do Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano)

 

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Paulo Freire’, do bairro Jd. Glória II, inaugurou, ontem (9), laboratório de Informática, dentro do projeto Educação Fiscal, uma parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande com a Secretaria de Estado de Fazenda e Receita Federal.

De acordo com o secretário Igor Cunha, o laboratório de Informática ampliar o conhecimento dos alunos da escola, por meio das ferramentas da informática. “As ferramentas tecnológicas devem estar acessíveis e fazer parte das estratégias de ensino/aprendizagem. É um universo de conhecimento que devemos e vamos oferecer a todos os alunos da rede municipal de Várzea Grande”, afirmou.

A representante da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Cuiabá, Fernanda de Souza Araújo, explicou que a parceria possibilitou a doação de 50 CPUs, sendo 22 conjuntos completos (CPU, mouse, teclado e monitor) para montar o laboratório de informática da EMEB Paulo Freire. O projeto Educação Fiscal da Paulo Freire contou com a participação dos docentes e 477 estudantes do Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano).

A diretora da escola, professora Roseane Maria Costa explicou que o projeto foca especificamente na Educação Fiscal, sua relação com a cidadania e a gestão pública. “Trabalhar a Educação Fiscal é investir na formação de uma cidadania ativa, responsável e engajada, capaz de contribuir para uma gestão pública mais eficiente, transparente e voltada para o bem comum. É um processo contínuo que visa fortalecer a democracia e promover uma sociedade mais justa e desenvolvida” disse.

Para a diretora, a ação tem como finalidade demonstrar a importância do tema para a construção de uma escola digna, focando na conscientização da sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para população. “Sabemos que a Educação Fiscal na prática educacional deve ser vivenciada em todas as disciplinas oferecendo uma oportunidade aos alunos de praticarem atitudes cidadãs, tão necessárias nos dias de hoje” completou.

A coordenadora de produção de Projetos Estratégicos da SAPE (Secretaria Adjunta de Projetos Estratégicos), Cristiane Benvenuto, disse que a metodologia para a Educação Fiscal não se resume a um único modelo, mas a um conjunto de abordagens pedagógicas e estratégias que visam promover a compreensão da função dos tributos, a importância do controle social e o exercício da cidadania fiscal. Através da aprendizagem ativa e participativa serão realizadas palestras para promover a troca de ideias e diferentes pontos de vista sobre temas relacionados à tributação e gestão pública. As atividades realizadas em sala de aula serão lúdicas para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como a elaboração de um orçamento público simulado.

Integrando a Educação Fiscal em diversas disciplinas do currículo, história (evolução dos sistemas tributários), geografia (distribuição de recursos), português (análise de textos legais), entre outras. Mostrar a conexão entre a arrecadação de tributos e a oferta de serviços públicos em diferentes áreas. As atividades estarão engajadas em uma gincana para construir o aprendizado sobre tributos, gestão pública e cidadania.

Claudete Pinho Ferraz do Programa de Cidadania Fiscal de MT explicou que a gincana será moldada com recursos didáticos diversificados: cartilhas, livros, gibis e outros materiais informativos com linguagem acessível, plataformas online, vídeos, jogos educativos e aplicativos.



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