A Polícia Civil de Mato Grosso, com o apoio da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) e da Vigilância Sanitária Municipal, deflagrou na quinta-feira (23) a Operação Alambique Barra. O objetivo é investigar a possível contaminação por metanol em bebidas destiladas comercializadas em supermercados de Barra do Garças (545 km de Cuiabá).
Leia também
Motoboy acusado de estuprar jovem durante corrida de app. foi torturado por horas; delegado critica ‘verdadeiros terroristas’
A ação é um desdobramento de investigações iniciadas pela Delegacia Regional de Água Boa, após denúncia de que quatro pessoas apresentaram sintomas de intoxicação (como tontura, vômitos e dores intensas) ao consumirem whisky de determinada marca e lote, que apresentava o lacre violado e indícios de adulteração.
Na quarta-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol no estado, registrado em um jovem de 24 anos, residente em Várzea Grande. A vítima sofreu uma intoxicação grave após ingerir uma bebida alcoólica e perdeu a visão.
Durante a operação, foram recolhidas amostras de bebidas suspeitas e documentos fiscais dos estabelecimentos vistoriados. O material foi encaminhado à perícia química da Politec, que deverá confirmar a presença de metanol e verificar a autenticidade das embalagens e rótulos.
“O objetivo da ação é garantir a segurança da população e coibir a comercialização de produtos potencialmente tóxicos. Além disso, a operação busca identificar eventuais responsáveis pela distribuição ou venda de bebidas adulteradas”, afirmou o delegado Adriano Marcos Alencar, da 1ª Delegacia de Barra do Garças.
O delegado frisou também que o trabalho integrado entre as forças de segurança pública e a vigilância sanitária tem sido fundamental para a prevenção de riscos à saúde coletiva.
“Além disso, é importante que a população auxilie denunciando locais em que possa estar ocorrendo a comercialização de bebidas suspeitas pelos canais oficiais da instituição: 181/197”, finalizou Adriano Marcos.





