Essa foi a primeira vez que um Chefe do Executivo recebeu a categoria. Mais que entrega de uniformes, momento serviu para estreitar relações e de ouvir demandas de quem está na linha de frente do atendimento ao cidadão
Na tarde desta terça-feira (16), os Fiscais de Postura de Várzea Grande receberam, das mãos da prefeita Flávia Moretti (PL), novos coletes personalizados que passam a integrar o uniforme oficial de trabalho da equipe. A entrega simboliza mais um avanço da gestão municipal no fortalecimento e na valorização do servidor público, especialmente daqueles que atuam diariamente na organização, no ordenamento urbano e na melhoria da qualidade de vida da população.
Durante o encontro, realizado no gabinete da prefeita, Flávia Moretti destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos Fiscais de Postura ao longo dos primeiros 11 meses de gestão e reforçou o compromisso da administração em garantir melhores condições de trabalho, estrutura e reconhecimento à categoria. Também acompanhou este momento a vereadora Rosy Prado (União).
“Novos coletes, servidores valorizados. É uma alegria enorme recebê-los aqui no gabinete. Muitos deles têm 25 anos de trabalho e, pela primeira vez, estão sendo recebidos pela prefeita. Isso me deixa muito feliz, porque ouvir as demandas de quem está na linha de frente é fundamental. São reivindicações possíveis, necessárias e que vão contribuir não só para o aprimoramento da fiscalização do Código de Posturas, mas para a melhoria do ambiente urbano de todo o município de Várzea Grande. Estamos falando de urbanização, de respeito aos pedestres, aos cidadãos e ao meio ambiente urbano. Parabéns pelos serviços executados. Sou grata por este momento e podem ter certeza: vamos trabalhar juntos para atualizar o que for necessário e fortalecer ainda mais este corpo de fiscais no Município”, afirmou a prefeita.
Além da entrega dos coletes, a reunião foi marcada pelo diálogo direto entre a prefeita e os Fiscais de Postura. Durante o encontro, os servidores apresentaram demandas históricas da categoria, entre elas a necessidade de revisão e atualização da legislação que rege a área de fiscalização urbana, de forma a adequá-la à realidade atual do Município.
Outro ponto destacado pelos fiscais foi o pedido para a edição de um decreto que institua a JASPI – Junta Administrativa de Solução de Processos de Infrações, com o objetivo de unificar, organizar e dar maior eficiência à análise e tramitação dos autos de infração, garantindo mais segurança jurídica, transparência e agilidade aos processos administrativos.
A prefeita Flávia Moretti ouviu atentamente as reivindicações e se comprometeu a encaminhar os estudos técnicos necessários, reforçando que o diálogo permanente com os servidores é essencial para aprimorar os serviços públicos e fortalecer a fiscalização urbana.
Os fiscais agradeceram a iniciativa e ressaltaram o sentimento de valorização que vem sendo construído ao longo da atual administração, com menos de um ano à frente do Executivo municipal. Para a equipe, ações como a entrega de uniformes adequados, a escuta ativa e o compromisso com melhorias estruturais refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à população.
Representando os fiscais de postura, a servidora Benedita Gonçalina, única mulher da equipe e com 31 anos de profissão, destacou a importância do momento. “É muito gratificante viver esse momento depois de tantos anos de trabalho. Não precisamos falar do passado, mas do presente, com esperança no futuro. Ser fiscal de postura em Várzea Grande é motivo de orgulho, porque nosso trabalho não é apenas multar, é orientar, conscientizar e contribuir para que a cidade seja melhor organizada. Eu digo ‘nossa cidade’ porque é aqui que passo meus dias, é aqui que trabalho e ajudo a construir melhorias. A população várzea-grandense merece uma cidade cada vez melhor, e é isso que buscamos todos os dias”, afirmou Benedita.
ATUAÇÃO DOS FISCAIS DE POSTURA – O trabalho dos fiscais de postura em Várzea Grande é essencial para garantir o cumprimento das leis municipais relacionadas ao uso e à ocupação do espaço urbano. A atuação envolve a fiscalização de calçadas obstruídas, lotes sujos, construções irregulares, publicidade irregular e comércio ambulante, além de ações voltadas à higiene pública, obras, eventos e ordenamento urbano.
Entre as atribuições também estão o atendimento a denúncias sobre terrenos baldios, descarte irregular de lixo, criação irregular de animais e água servida, bem como a liberação de alvarás para ambulantes, autorizações de eventos e interdições de vias. Em situações que exigem maior suporte, os fiscais contam com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Receberam os novos coletes os fiscais Benedita Gonçalina, Felipe Duarte, Humberto de Macedo, João Lucas Sukert, Júlio César, Alberto Ribeiro e Vynícius Machado.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande com a valorização do servidor público, o fortalecimento da fiscalização urbana e a construção de uma cidade mais organizada, segura e com mais qualidade de vida para todos os moradores.
Galeria de Fotos
(10 fotos)





