Início GERAL Prefeito de Cuiabá une pastas da Educação, Cultura e Esporte

Prefeito de Cuiabá une pastas da Educação, Cultura e Esporte


Secom-Cuiabá

A expectativa da Prefeitura é que a medida resulte em um saldo positivo de, ao menos, R$ 4 milhões até o final de 2025.

A fim de dar mais agilidade e gerar economia aos cofres públicos, o prefeito de Cuiabá irá fundir as secretarias de Educação, Esporte e Cultura.

A expectativa é que a medida resulte em um saldo positivo de, ao menos, R$ 4 milhões até o final de 2025.

Apesar da fusão, o gestor municipal esclareceu que a medida não extingue pastas nem retira autonomia dos secretários, mas busca maior integração e agilidade na execução de projetos.

Leia também:

Prefeito funde pastas e investirá na vigilância da Capital

“Projetos de Esporte e Cultura, que antes dependiam da Secretaria de Economia, agora poderão ser executados diretamente, com apoio técnico da Educação”, explicou o prefeito.

Os secretários Johnny Everson (Cultura), Jefferson Carvalho Neves (Esportes e Lazer) e Amauri Monge Fernandes (Educação) permanecem à frente dos respectivos setores.

PROJETOS – Entre os projetos integrados citados, está o programa Escola Aberta, que já disponibiliza 40 quadras esportivas à comunidade.

“Hoje, 48 escolas têm quadras cobertas, e conseguimos abrir 20 para a comunidade. Com a integração, poderemos expandir isso muito mais rápido”, disse Jefferson Neves.

CADs – Além da reorganização, Abílio Brunini anunciou a proposta de contratação direta das Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs), atualmente terceirizadas.

O número de profissionais passou de 940 em 2024 para 2 mil em 2025, um aumento de 112%.

A prefeitura pretende realizar um processo seletivo para absorver diretamente essas cuidadoras, melhorando remuneração e condições de trabalho.

“Essas profissionais são essenciais para garantir dignidade e inclusão aos nossos alunos. Vamos avançar para que tenham melhores condições e valorização”, destacou o prefeito.

Amauri Monge reforçou que o cadastro reserva e o seletivo permitirão reaproveitar as cuidadoras já contratadas, garantindo continuidade no atendimento de 2.645 crianças da Educação Especial.

REFORÇO NA SEGURANÇA – A gestão também planeja instalar câmeras em salas de aula e retomar aulas de reforço durante o período regular, como medidas para reforçar segurança, transparência e apoio pedagógico aos estudantes.





FONTE

Google search engine