Início GERAL Prefeito funde pastas e investirá na vigilância da Capital

Prefeito funde pastas e investirá na vigilância da Capital


Rennan Oliveira/Secom-Cuiabá

O prefeito Abílio Brunini e a secretária Francyane Lacerda, que vai comandar a Mobilidade e Segurança

O prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou, na quarta-feira (27), a fusão das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança Pública, em uma nova estrutura que terá como foco o monitoramento da capital mato-grossense.

O projeto de lei que oficializa a medida deve ser encaminhado, nos próximos dias, à Câmara de Vereadores.

Leia também:

Abílio “convoca” coronel para a Semob. São três militares na gestão

A futura Secretaria de Mobilidade e Segurança Pública será comandada pela coronel PM Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, que já vinha acumulando a gestão das duas pastas, separadamente.

Segundo o prefeito, a integração tem como objetivo otimizar recursos e ampliar o uso de tecnologias de vigilância.

Com a fusão, a intenção é criar uma central de monitoramento nos moldes do Ciosp estadual, com instalação de câmeras em prédios públicos, escolas e vias da cidade.

O sistema municipal será conectado às câmeras do programa Vigia Mais MT e também integrado aos equipamentos de outras áreas da administração, como Saúde e Educação.

“Em vez de criarmos uma nova central e gastar recursos, vamos investir em modernização, integrando as câmeras da mobilidade urbana com as do Vigia Mais MT”, explicou Abílio Brunini.

Atualmente, a Semob já dispõe de uma sala de controle voltada ao trânsito, mas a proposta é expandir o uso das imagens para reforçar a segurança e auxiliar na identificação de criminosos, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A Prefeitura de Cuiabá já utiliza sistemas de reconhecimento facial, em seu prédio-sede, na Praça Alencastro.

A tecnologia, segundo Abílio, tem auxiliado na identificação de pessoas com passagens policiais e no encaminhamento de ocorrências às autoridades.

Um exemplo ocorreu na semana passada, quando um homem foi detido após tentar acessar o Palácio Alencastro com um objeto cortante semelhante a um punhal.

O sistema identificou seu histórico criminal e o alerta acionou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que o conduziu à delegacia.

Apesar do episódio, o prefeito minimizou a possível ameaça.

“A meu ver, era uma pessoa dependente química, fora de si. Não parecia nada orquestrado. Eu nem dei muita bola”, comentou.

COMANDO DA SEMOB – A escolha da coronel Francyanne Lacerda para liderar a nova pasta marca a quarta troca no comando da Semob, em apenas oito meses de gestão.

A secretaria começou sob comando da agente de trânsito Regivânia Alves Venâncio, que deixou o cargo em abril por motivos de saúde.

Na sequência, a vice-prefeita, coronel PM Vânia Rosa, assumiu a função, mas foi exonerada no início de agosto após desentendimentos com vereadores.

Desde então, o secretário de Governo e presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, acumulava interinamente a chefia da Semob, até a oficialização da nova titular.

Com a fusão, Francyanne passa a responder oficialmente pela Secretaria de Mobilidade e Segurança Pública, acumulando o desafio de estruturar a central de monitoramento e coordenar a integração tecnológica.





FONTE

Google search engine