A apresentação do Relatório da Temporada de Incêndios Florestais 2025, realizada no último dia 18, à prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, foi marcada por um momento de forte impacto humano e simbólico: a participação do Prefeito Mirim Pedro Brandão, de apenas 11 anos.
Pedro, que enfrenta estrabismo grave, já perdeu a visão do olho esquerdo e possui visão severamente comprometida no direito, realizou o sonho de conhecer a prefeita e viver um dia como chefe do Executivo municipal antes de uma nova cirurgia, que envolve risco de cegueira total.
Acompanhado da avó, Izabel Brandão, o garoto não apenas assistiu à reunião, como participou ativamente, fez intervenções firmes e deu uma verdadeira lição de consciência ambiental.
Durante a apresentação dos dados do projeto “VG Sem Queimadas”, Pedro chamou a atenção de todos ao reforçar a importância de não colocar fogo e não jogar lixo em terrenos baldios.
“Isso prejudica a saúde das pessoas, deixa o ar ruim e faz muita gente ficar doente”, afirmou o Prefeito Mirim, sob aplausos.
Pedro contou ainda que desejava conhecer a prefeita Flávia Moretti “porque acha ela muito bonita e simpática” — desejo prontamente atendido. Sensibilizada, a prefeita destacou a força da mensagem do garoto e a importância da educação ambiental desde a infância.
“O Pedro nos deu hoje uma das maiores lições que já recebemos aqui. Mesmo enfrentando um desafio tão grande na saúde, ele mostrou consciência, coragem e amor por Várzea Grande. Essa fala dele sobre não colocar fogo e não jogar lixo precisa ecoar em toda a cidade”, reforçou Flávia.
“O Pedro já é um exemplo de cidadão. Assim que ele estiver recuperado da cirurgia, fica o nosso convite para conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros, vestir a farda por um dia e ver de perto o trabalho que fazemos para proteger vidas e o meio ambiente”, convidou o comandante do 2º BBM, TC BM Heitor Alves de Souza.
Galeria de Fotos
(10 fotos)





