O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira 6, em meio a operação da Polícia Federal (PF) sobre supostos desvios de verbas públicas destinadas à saúde na cidade. Outras duas pessoas foram presas. A PF não informou os nomes e cargos delas.
O prefeito, que está em Brasília, confirmou o afastamento pelas redes sociais. “Isso que eles estão fazendo vai fazer nosso nome soprar ainda mais”, disse aos seguidores, afirmando que ia buscar mais detalhes sobre a operação.
As investigações apuram supostas práticas ilegais envolvendo a contratação de uma organização social (OS) para terceirização de serviços na gestão de unidades de saúde da prefeitura. A PF também cumpriu ações de busca e apreensão determinadas pela Justiça Federal e bloquearam bens dos investigados, em valores que chegam a 6,5 milhões de reais.
CartaCapital entrou em contato com a prefeitura de Sorocaba e a equipe de Rodrigo Manga e não recebeu retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.
Os acusados podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
A ação desta quinta-feira é um desdobramento de outra operação, realizada em abril deste ano. Segundo a PF, o material apreendido naquele momento permitiu identificar outras pessoas e empresas suspeitas de participação no esquema. As investigações já estão em andamento desde 2022.
Quem é Rodrigo Manga
Rodrigo Manga ficou conhecido como ‘prefeito tiktoker’ depois de usar as redes sociais para publicar vídeos curtos, em tom debochado, divulgando suas ações no comando da cidade. Ele tem mais de 3,3 milhões de seguidores no Tik Tok, com 80 milhões de curtidas nas postagens. As publicações chamam atenção de pessoas que, muitas vezes, moram longe de Sorocaba, cidade de cerca de 720 mil habitantes, segundo o Censo 2022.
Em um dos vídeos, para anunciar investimentos em um programa de combate à violência contra a mulher, Manga aparece à frente de uma simulação de batida policial. Jovens negros com as mãos para o alto são revistados por agentes da Guarda Municipal enquanto o prefeito debocha: “olha que lindo, esses jovens erguendo as mãos e agradecendo pelas novas viaturas do Protege Mulher”. A postagem foi denunciada ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) por racismo.
Em outra publicação, com críticas a aspectos da reforma tributária, o prefeito usou uma máscara com o rosto de Donald Trump enquanto discursava em voz alta e gesticulava em frente ao edifício sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Outro vídeo mostra o prefeito usando um chapéu dentro de um avião cheio, contando a notícia de que o aeroporto da cidade paulista passou por um processo de “internacionalização” e poderia passar a receber voos do exterior. Ele não contou, porém, que não haverá voo com passageiros ou de carga: aeronaves vindas de outros países só poderão pousar em Sorocaba para realização de manutenção nos hangares.
Em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, a prefeitura, sob o comando de Manga, adotou um protocolo com o chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19, com a utilização de remédios sem a eficácia comprovada contra a doença.





