Dentro das mudanças
executadas pela nova gestão para reduzir a burocracia e promover os
serviços digitais, a Prefeitura de Rondonópolis publicou um novo
decreto que muda a forma como a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Avulsa (NFS-e Avulsa) será solicitada. A partir do dia 4 de agosto
de 2025, todo o processo deverá ser feito exclusivamente pela
internet.
A
ação faz parte do Projeto Receita Digital, integrante do Programa
Conta Certa, implementado pela gestão Cláudio Ferreira. Faz parte
do pacote de medidas do programa diminuir a burocracia, combater a
corrupção e aumentar a eficiência da administração, bem como
facilitar a vida do setor produtivo e do trabalhador.
Com
a alteração, o contribuinte deverá acessar o sistema eletrônico
oficial da Prefeitura para fazer tudo digitalmente. A mudança vale
para todos os profissionais autônomos e contribuintes que emitem
esse tipo de nota fiscal. Isso significa que não será mais possível
solicitar ou retirar a nota presencialmente, exceto em casos muito
específicos e com autorização da Secretaria Municipal de Receita.
Além
de gerar mais comodidade, o prefeito Cláudio Ferreira avalia que a
novidade vem combater a corrupção e aumentar a eficiência da
gestão. “Estamos trabalhando para realizar grandes mudanças na
forma de prestar o serviço ao cidadão, porém precisamos fazer isso
com sabedoria, a tecnologia esta aí e se a gestão não se
modernizar não consegue ter eficiência. Temos que facilitar a vida
do cidadão, diminuir a burocracia enfrentar o mal feito”. Externou
o prefeito Cláudio Ferreira.
Se
você é profissional autônomo e ainda não está familiarizado com
o sistema eletrônico da Prefeitura, a orientação é aproveitar
esse tempo até agosto para se adaptar. Em caso de dúvidas, as
pessoas devem procurar a Secretaria de Receita ou o atendimento
online da Prefeitura.