Início CIDADES Prefeitura de Rondonópolis | Reforço em videomonitoramento pela gestão municipal resulta em...

Prefeitura de Rondonópolis | Reforço em videomonitoramento pela gestão municipal resulta em redução de ocorrências contra bens públicos


O trabalho de restabelecimento de câmeras de segurança e de monitoramento de imagens, realizado pela gestão municipal por meio do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP), contribuiu para ajudar as forças de segurança e para uma cidade mais segura em 2025 em Rondonópolis. Prova disso é que houve uma redução de 70% em 2025 nas ocorrências criminais envolvendo bens ou serviços do Município de Rondonópolis em relação a 2024.

Ao longo deste ano, com foco na manutenção e restabelecimento de equipamentos, o número em operação de câmeras de videomonitoramento do Sistema Vigia Mais, operado em parceria com o Governo do Estado, saltou de 50 para 550 no município. Já o número de câmeras em operação do Vigia Mais pelo sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) passou de zero para 58 no fim do mês de dezembro.

A gestão Cláudio Ferreira colocou em funcionamento o Centro de Segurança e Inteligência (CeSIR), que faz o monitoramento de imagens das câmeras do programa Vigia Mais e do circuito fechado de TV da Prefeitura. A captação e processamento de imagens ajudou a esclarecer diversos tipos de crimes na cidade, incluindo de trânsito.

Relatório do Gabinete de Segurança Pública mostra ainda que a gestão municipal promoveu o restabelecimento ou implantação do monitoramento dos mais diversos prédios e estruturas públicas municipais, a exemplo da UPA, escolas municipais, secretarias municipais, unidades de saúde, entre outros. Através do GASP, proveu ações de guarda e proteção de bens, em apoio a secretarias, a diversos eventos municipais, como no Dia do Trabalhador, Dia das Crianças e Natal.

Entre outras ações, a Prefeitura de Rondonópolis, em parceria com o Governo do Estado, reativou o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no município. O GASP também esteve ligado a ações de fiscalização integrada, à elaboração do plano de contingência da Defesa Civil, em medidas e ações de inteligência e contra violência no âmbito municipal, além de outras.



FONTE

Google search engine