A principal recomendação é que os consumidores evitem decisões por impulso, pesquisando em diferentes instituições bancárias, comparando taxas de juros e observando a forma de amortização
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Várzea Grande (Procon-VG) está reforçando as orientações aos munícipes sobre a contratação de empréstimos consignados, destacando cuidados essenciais tanto antes, quanto após a celebração dos contratos.
A coordenadora do órgão, Carolina Moreira, explica que os consumidores podem buscar atendimento no Procon mesmo antes da contratação. “O Procon não é apenas para tentar resolver um problema já existente. Também orientamos preventivamente. Por exemplo, ao acessar o site do INSS, é possível verificar qual instituição financeira oferece a taxa de juros mais vantajosa no crédito consignado. Essa informação está disponível a todos, bastando consultar a plataforma digital do INSS”, ressalta.
Segundo a coordenadora, a principal recomendação é que os consumidores evitem decisões por impulso, pesquisando em diferentes instituições bancárias, comparando taxas de juros e observando a forma de amortização. “O ideal é contratar diretamente com o banco de preferência. Quando recorrem a financiadoras, muitas vezes os consumidores solicitam apenas um valor total, mas acabam tendo a contratação fragmentada em três ou quatro operações distintas, o que pode comprometer o benefício previdenciário com descontos sucessivos. Em várias situações, os próprios consumidores depois alegam sequer reconhecer todos os contratos firmados”, alerta.
Outro ponto relevante destacado pela coordenadora é a possibilidade de reduzir os juros por meio de adiantamento de parcelas. “O planejamento financeiro é fundamental. Se o consumidor quitar a prestação do mês em curso e, adicionalmente, adiantar uma parcela futura, como por exemplo a de setembro de 2027, pode alcançar uma redução superior a 50% no custo final do empréstimo”, orienta.
O Procon-VG atende presencialmente no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também está disponível o atendimento virtual pelo site: https://procon.varzeagrande.mt.gov.br .