A proposta foi apresentada pela Secretaria de Viação e Obras e validada como prioridade no eixo de Infraestrutura e Saneamento Básico
O projeto de implantação do Anel Viário de Várzea Grande foi aprovado durante a 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Cuiabá, entre os dias 18 a 20 de agosto. A proposta foi apresentada pela Secretaria de Viação e Obras e validada como prioridade no eixo de Infraestrutura e Saneamento Básico.
Idealizado como uma solução para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional, o Anel Viário tem como objetivo desafogar o tráfego na Avenida da FEB, melhorar o fluxo no entorno do Aeroporto Marechal Rondon, promover a integração entre o Grande Cristo Rei e a região central do município e, ainda, impulsionar o crescimento econômico de áreas como Parque do Lago, Engordador, Santa Maria, Capela do Piçarrão, entre outras localidades.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou a importância da aprovação do projeto e o compromisso da atual gestão com a sua execução: “A aprovação do Anel Viário é um passo decisivo. Essa obra terá impacto direto na mobilidade, no escoamento do tráfego e também promoverá o desenvolvimento para regiões que aguardam investimentos estruturantes há muitos anos. A prefeita Flávia Moretti (PL) definiu este projeto como uma das prioridades da gestão, e avançar com ele significa atender a uma demanda histórica da população.”
A delegada eleita na Conferência Municipal – realizada em julho, em Várzea Grande – Regiane Fróes, também ressaltou a relevância da aprovação do projeto:
“O Anel Viário representa progresso e oportunidade para regiões que, por muito tempo, ficaram esquecidas nas gestões anteriores. Essa obra vai trazer desenvolvimento econômico, geração de empregos e melhorias significativas para milhares de famílias que vivem em bairros que hoje carecem de infraestrutura adequada.”
O Anel Viário integra a lista de projetos estratégicos defendidos pela atual gestão municipal e considerados fundamentais para garantir melhor qualidade de vida à população e fortalecer o desenvolvimento econômico de Várzea Grande.
Além dessa proposta, o Município também apresentou outras iniciativas prioritárias na Conferência, como a construção de uma nova unidade hospitalar – Pronto Socorro – a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a renovação da concessão do transporte público.
As propostas aprovadas seguem agora para consolidação e poderão integrar as discussões da 6ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, que definirá diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.