Início CIDADES Rede de Proteção às crianças e adolescentes termina sem registros de violações...

Rede de Proteção às crianças e adolescentes termina sem registros de violações em Várzea Grande – Rede de Proteção às crianças e adolescentes termina sem registros de violações em Várzea Grande


 

“Abuso e exploração não podem ser tratados como algo cultural ou passageiro. Precisam ser combatidos com informação, prevenção e denúncia”

 

Com foco na proteção de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, intensificou ao longo da última semana uma programação especial de prevenção e conscientização. As ações, coordenadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), resultaram em um Carnaval sem registros de intercorrências ou acionamentos relacionados a violações de direitos envolvendo menores.

Desde a última segunda-feira (9), a mobilização despertou atenções com o tema “Abuso não combina com folia”, reforçando a importância da responsabilidade coletiva na garantia de um Carnaval seguro, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio de palestras e panfletagens em escolas e vias públicas em parceria com o Conselho Tutelar.

Ao longo da semana, a equipe de Medida Socioeducativa desenvolveu atividades educativas com adolescentes atendidos pela unidade, reforçando orientações sobre direitos, autoproteção e canais de denúncia.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o período festivo exigiu atenção redobrada e destacou que após ações preventivas nenhuma ocorrência foi registrada. “O Carnaval é um momento de alegria, mas também de responsabilidade. Intensificamos as ações do CREAS para fortalecer a rede de proteção e conscientizar a população. Abuso e exploração não podem ser tratados como algo cultural ou passageiro. Precisam ser combatidos com informação, prevenção e denúncia”, afirmou.

A prefeita Flávia Moretti (PL) reforçou que a proteção da infância é prioridade da gestão municipal. “Estamos atuando de forma integrada para garantir um Carnaval seguro em Várzea Grande. A proteção das nossas crianças e adolescentes é compromisso permanente da Administração Municipal. Quando o poder público, a família e a sociedade trabalham juntos, conseguimos prevenir violências e assegurar que a festa aconteça com respeito e segurança”, pontuou.

Várzea Grande conta atualmente com 20 conselheiros tutelares, distribuídos estrategicamente nas quatro regiões da cidade, com cinco profissionais em cada unidade. Os conselheiros eleitos em 2023 possuem mandato até 2028, reforçando a atuação contínua da rede de proteção no município.

Em casos de suspeita ou violação de direitos, a população pode denunciar pelo Disque 100, acionar o Conselho Tutelar ou ligar para o 190, em situações de emergência.



FONTE

Google search engine