A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso alcançou, nesta semana, a marca de 105 escolas cívico-militares, após a aprovação da conversão de três novas unidades: Escola Estadual Antônio João Ribeiro (Poconé), André Avelino Ribeiro (Cuiabá) e André Maggi (Sapezal). As decisões foram tomadas por meio de consultas públicas realizadas com pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos, todos com direito a voto.
Leia mais:
Secretaria de Educação reforça continuidade das matrículas presenciais na rede estadual de ensino
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o processo reforça a importância da participação da comunidade escolar na escolha do modelo de ensino. Assim como ocorreu em outras 102 unidades entre 2024 e 2025, a decisão das novas escolas também foi validada nos termos dos editais publicados no Diário Oficial, site da Seduc e reuniões realizadas pelas Diretorias Regionais.
Com as três adesões, 105 das 628 escolas estaduais passam a adotar o modelo cívico-militar, alcançando mais de 80 mil estudantes. A Seduc afirma que o objetivo é fortalecer a aprendizagem, reduzir a evasão escolar e melhorar o ambiente educativo, diminuindo ocorrências de violência.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o modelo mantém o currículo tradicional, ministrado por professores da rede. Já os militares da reserva atuam na organização, disciplina e apoio à rotina escolar.
“O currículo permanece igual. O que muda é a presença dos militares, que contribuem para a gestão e o bom funcionamento das unidades”, destacou.
O governo já iniciou o processo de contratação dos militares da reserva, com editais publicados nos 13 polos regionais de educação. As novas escolas também passarão por formação específica para diretores, coordenadores, professores e servidores, garantindo a implantação adequada do modelo de gestão.
Ao final da consulta pública, Mato Grosso consolida sua expansão do ensino cívico-militar, abrangendo escolas de todas as regiões e consolidando o programa como um dos maiores do país em número de unidades participantes.
A lista completa das 105 escolas cívico-militares foi divulgada pela Seduc e contempla instituições de municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, entre dezenas de outros.
FONTE





