Início GERAL Rede Estadual alcança 105 escolas cívico-militares em todas regiões de Mato Grosso

Rede Estadual alcança 105 escolas cívico-militares em todas regiões de Mato Grosso



A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso alcançou, nesta semana, a marca de 105 escolas cívico-militares, após a aprovação da conversão de três novas unidades: Escola Estadual Antônio João Ribeiro (Poconé), André Avelino Ribeiro (Cuiabá) e André Maggi (Sapezal). As decisões foram tomadas por meio de consultas públicas realizadas com pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos, todos com direito a voto.

Leia mais:
Secretaria de Educação reforça continuidade das matrículas presenciais na rede estadual de ensino

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o processo reforça a importância da participação da comunidade escolar na escolha do modelo de ensino. Assim como ocorreu em outras 102 unidades entre 2024 e 2025, a decisão das novas escolas também foi validada nos termos dos editais publicados no Diário Oficial, site da Seduc e reuniões realizadas pelas Diretorias Regionais.

Com as três adesões, 105 das 628 escolas estaduais passam a adotar o modelo cívico-militar, alcançando mais de 80 mil estudantes. A Seduc afirma que o objetivo é fortalecer a aprendizagem, reduzir a evasão escolar e melhorar o ambiente educativo, diminuindo ocorrências de violência.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o modelo mantém o currículo tradicional, ministrado por professores da rede. Já os militares da reserva atuam na organização, disciplina e apoio à rotina escolar.
“O currículo permanece igual. O que muda é a presença dos militares, que contribuem para a gestão e o bom funcionamento das unidades”, destacou.

O governo já iniciou o processo de contratação dos militares da reserva, com editais publicados nos 13 polos regionais de educação. As novas escolas também passarão por formação específica para diretores, coordenadores, professores e servidores, garantindo a implantação adequada do modelo de gestão.

Ao final da consulta pública, Mato Grosso consolida sua expansão do ensino cívico-militar, abrangendo escolas de todas as regiões e consolidando o programa como um dos maiores do país em número de unidades participantes.

A lista completa das 105 escolas cívico-militares foi divulgada pela Seduc e contempla instituições de municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, entre dezenas de outros.



FONTE

Google search engine