Início NACIONAL Restituição imposto: Receita antecipa lote; veja quem terá – 02/09/2025 – Mercado

Restituição imposto: Receita antecipa lote; veja quem terá – 02/09/2025 – Mercado


A Receita Federal antecipou o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que estava previsto para o dia 30 de setembro. Segundo o órgão, todas as declarações entregues no prazo e sem inconsistências tiveram o dinheiro liberado.

O calendário previa o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Segundo o órgão, com a antecipação, todos os contribuintes com direito à restituição e que não estavam com pendências na declaração receberam o dinheiro até o lote de agosto, pago no dia 29.

O dinheiro da restituição é liberado na conta informada na declaração ou por Pix, caso essa seja a opção do contribuinte e se a chave for o CPF.

Quem declarou neste ano, tem restituição e não recebeu o dinheiro em nenhum deles caiu na malha fina. Será preciso corrigir as informações, enviando uma retificadora, para ter os valores.

Depois, a Receita começa a pagar lotes residuais, que incluem contribuintes atrasados e os que saíram da malha fina deste e de anos anteriores.

COMO CONSULTAR SE ENTREI NO LOTE?

  • Entre no site de consulta da restituição: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
  • Informe CPF, data de nascimento e selecione 2025 em “Exercício”
  • Clique em “Sou humano” e, depois, em “Consultar”
  • Em seguida, o programa informa se você está na lista de restituição

Segundo o órgão, até o momento, foi pago um montante de R$ 36,6 bilhões em restituições para mais de 22,6 milhões de contribuintes.

O QUE POSSO FAZER SE NÃO TIVE A RESTITUIÇÃO LIBERADA NESTE LOTE?

Segundo a Receita, quem não recebeu a restituição deve acessar a página do órgão na internet, no campo “Meu Imposto de Renda”, e consultar a situação da declaração pelo “Extrato do Processamento”.

Se houver alguma pendência, é possível corrigi-la e enviar uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros.

É possível reagendar o crédito no Banco do Brasil em até um ano, no site https://www.bb.com.br/irpf, ou na central de relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

QUAL ERA O CALENDÁRIO INICIAL?

O calendário de restituição do IR previa que os pagamentos aconteceriam em cinco lotes, pagos de maio a setembro. O primeiro deles foi liberado no dia 30 de maio, último dia para entregar a declaração deste ano, e o último sairia no dia 30 de setembro, mas foi antecipado para agosto.









Lote Data de pagamento
1º lote já pago
2º lote já pago
3º lote 31 de julho
4º lote 29 de agosto
5º lote 30 de setembro – pagamento antecipado para agosto



FONTE

Google search engine