Início CIDADES Saúde e cidadania movimentam comunidades em Várzea Grande

Saúde e cidadania movimentam comunidades em Várzea Grande


 

Essas ações integram um conjunto de estratégias da Prefeitura de Várzea Grande para aproximar os serviços de saúde da população e garantir que ninguém fique de fora quando o assunto é cuidado e prevenção

 

Este sábado, 2 de agosto, foi dia de cuidar da saúde e fortalecer os laços com a comunidade em Várzea Grande. Duas importantes ações de vacinação e serviços de Atenção Básica movimentaram o Município e mostraram que o fim de semana também pode ser momento de cuidar do bem mais precioso: a saúde.

No Residencial Colina Dourada, etapas 1 e 2, a mobilização começou cedo. Graças à articulação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto à Secretaria Municipal de Saúde, foi possível uma força-tarefa para a atualização do cartão vacinal dos moradores. A ação foi realizada das 8h às 16h e teve ótima adesão da população.

O estoquista Célio Fontoura da Costa, de 40 anos, foi um dos muitos moradores que aproveitou a oportunidade para colocar a saúde em dia. “Atualizei todas as vacinas que estavam atrasadas: tétano, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. A vacinação é um cuidado com a vida”, destacou.

Além da vacinação, a ação contou com um mini-bazar solidário, com distribuição de roupas para os moradores, um gesto simples, mas que faz a diferença no dia de muita gente.

A responsável técnica executora da Assistência Social do Município, Ana Paula Curado, explica que a ação desenvolvida no Residencial é um trabalho contínuo que visa melhora a qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.

USF CRISTO REI – Enquanto isso, na Unidade de Saúde da Família do bairro Cristo Rei, a movimentação também foi intensa. Lá, a comunidade local teve acesso a uma série de serviços como vacinação, distribuição de vitamina A, exames preventivos (CCO), atualização do Bolsa Família, orientação odontológica com aplicação de flúor, atendimento médico com renovação de receitas e até atualização do cartão SUS, uma medida que a Secretaria tem reforçado junto à comunidade.

Foram mais de 180 atendimentos entre vacina, exame preventivo, orientação odontológica e troca de receita.

De acordo com o gerente da unidade, Douglas Moreira, ações aos fins de semana são cada vez mais importantes. “Muitos moradores trabalham durante a semana e não conseguem ir às unidades. Esse tipo de mobilização facilita o acesso e mostra o compromisso da gestão com a saúde da população.”



FONTE

Google search engine