Início NACIONAL Secretário de Defesa nega que EUA queira mudar regime do Irã

Secretário de Defesa nega que EUA queira mudar regime do Irã


Em entrevista no Pentágono, Pete Hegseth afirma que Trump “foi claro” que missão era apenas destruir instalações nucleares; ele ressaltou que plano foi bem-sucedido

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou neste domingo (22.jun.2025) que o ataque ao Irã realizado na véspera não teve como objetivo mudar o regime dos aiatolás, instalado no país persa em 1979.

Segundo Hegseth, o presidente norte-americano, Donald Trump, “foi claro” que a missão era acabar com a capacidade nuclear dos iranianos, a fim de evitar que o país tenha uma bomba atômica. O secretário ressaltou que o plano foi bem-sucedido.

Na noite de sábado (21.jun), Trump anunciou a deflagração do ataque a 3 instalações nucleares do Irã, nas cidades de Natanz, Esfahan e Fordow.

Os norte-americanos usaram aviões B-2 e bombas GBU-57, capazes de perfurar o solo em profundidades de dezenas de metros –a instalação nuclear de Fordow é subterrânea.

O governo iraniano confirmou o ataque, mas afirmou ter retirado os equipamentos das instalações nucleares antes dos bombardeios. O secretário de Defesa norte-americano reforçou que o objetivo de Trump, com a missão, é “buscar a paz“.

Hegseth falou a repórteres no Pentágono ao lado do chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Dan Caine. O militar afirmou que a operação de sábado (21.jun), batizada de Midnight Hammer (martelo da meia-noite, em tradução livre), envolveu o uso de 75 munições guiadas de precisão, incluindo 14 GBU-57.



FONTE

Google search engine