Início GERAL Seis acidentes são registrados no final do semana com queda de postes...

Seis acidentes são registrados no final do semana com queda de postes de energia em MT



Mato Grosso registrou um total de 699 postes danificados por batidas em 2025, sendo uma média de 3 por dia, conforme balanço da concessionária de energia, Energisa. Apenas no último final de semana (15 a 17), foram registrados seis acidentes envolvendo envolvendo carros e postes de energia em todo o estado.

Leia mais
Avião cai no interior de Mato Grosso e fica submerso no Rio Araguaia: veja vídeo

Uma mulher arrastou 3 postes em uma única batida em Cuiabá. Em Várzea Grande, foram seis postes atingidos. Além de ocorrências em Tangará, Poconé e Sorriso. Totalizando 13 em menos de 48 horas.  

O custo para reinstalar um poste em média é de R$8 mil, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a responsabilidade é do proprietário do veículo que colidiu com o poste demonstrar que não teve culpa, ou então, pagar pelos danos causados à concessionária. 

De janeiro a julho de 2025 foram acionadas 153 pessoas em Mato Grosso para o ressarcimento dos dados. 

De acordo com o gerente de Geração e Distribuição Energisa MT, Anderson Rodrigues, o prejuízo vai além da concessionária, “a nossa equipe está preparada para realizar a troca do poste danificado rapidamente, mas nem sempre o local é de fácil acesso, por isso média de tempo para troca de poste é de 4 horas, período em que a população da região do acidente fica sem energia elétrica. Portanto, a comunidade também sofre as consequências de um acidente como esse”.

Em um acidente com poste fique atento a essas orientações:

•  Os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança. 

•  Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo 0800 646 4196



FONTE

Google search engine