Início GERAL Senadores de MT votam contra aumento de vaga para deputados

Senadores de MT votam contra aumento de vaga para deputados


Reprodução/Agência Senado

Os senadores Jayme Campos, Margareth Buzetti e Wellington Fagundes: contra o aumento da bancada na Câmara

Os senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL) votaram] contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que aumentou o número de deputados federais de 513 para 531.

A proposta foi aprovada na noite de quarta-feira (25) pelo Senado e agora vai à sanção presidencial.

Leia também:

Senado aprova aumento do número de deputados de 513 para 531

Ao se manifestar sobre o PLP, Jayme Campos classificou a iniciativa como “inoportuna, injustificável e contrária aos anseios da sociedade”

Desde que o projeto começou a ser discutido no Senado, Jayme Campos se posicionou contra por entender que o momento “exige responsabilidade fiscal, e esse projeto vai na direção oposta”.

Com base em dados da Agência Pública, ele alertou que a expansão da Câmara dos Deputados geraria um custo adicional de R$ 845 milhões por ano aos cofres públicos. “É um escárnio contra o contribuinte”, declarou.

Jayme Campos também criticou o “efeito cascata” sobre as Assembleias Legislativas, que poderiam aumentar o número de deputados estaduais seguindo o modelo federal. Para ele, o Congresso deveria priorizar reformas que reduzam privilégios e aproximem o Parlamento da população, em vez de ampliar a estrutura.

Ele reconheceu a necessidade de atualizar a representação proporcional entre os estados, congelada desde 1993, mas defendeu que isso seja feito sem aumentar o total de parlamentares.

“Aumentar gastos em um momento de austeridade é desprezar o Brasil real” , afirmou, com efeito.

SUFOCO – O senador bolsonarista Wellington Fagundes fez questão de dizer que votou contra a medida.

“Sim, em plena crise, com o povo sufocado por impostos e a máquina pública inchada, decidiram que o caminho é criar mais cargos e mais despesas”, escreveu em seu Instagram..

“Eu votei contra. Porque não é isso que o Brasil precisa. O que a população quer é menos privilégio e mais responsabilidade com o dinheiro público!”, completou.

ABSURDO – A senadora Margareth Buzetti (PSD) antecipou, em seu Instagram, que votaria contra o aumento do número de deputados federais.

Seu nome, no entanto, não foi computado no painel de votação do Senado.

“É um absurdo. E, como se não bastasse, tanto Câmara quanto Senado pautam essas duas importantes matérias em uma semana de votação remota. Chega a ser surreal”, escreveu.

“Nao dá pra entender: falam em aumento de imposto e aumento de deputados ao mesmo tempo! É um contrassenso total! É a máquina política querendo sempre se beneficiar, enquanto o povo é quem paga a conta. Isso ninguém aguenta mais!”, acrescentou.

“Votarei CONTRA o aumento de deputados e pela DERRUBADA do decreto que aumentou o IOF”, completou a senadora..





FONTE

Google search engine