Início CIDADES Serviços públicos alerta para perigo de descarte irregular de vacinas

Serviços públicos alerta para perigo de descarte irregular de vacinas


 

Ação de limpeza encontrou frascos de imunizantes descartados de forma inadequada nos bairros Hélio Ponce e Santa Bárbara; Autoridades reforçam risco à saúde humana, animal e ao meio ambiente desse tipo de material

 

Nesta sexta-feira (22), a equipe de limpeza da Subprefeitura do Cristo Rei, coordenada pelos servidores Ana Paula e José Carlos, realizou uma ação de limpeza nos bairros Hélio Ponce e Santa Bárbara, retirando cerca de 70 toneladas de lixo acumulado. Entre os resíduos encontrados, chamaram atenção frascos de vacinas antirrábicas e contra febre aftosa descartadas de forma irregular.

De acordo com a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso, o descarte inadequado de imunizantes representa um grave risco ambiental e à saúde de seres humanos e animais. “Esses produtos só podem ser comercializados com cadastro no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e mediante receituário de profissional habilitado. O descarte irregular é considerado um crime ambiental e pode gerar consequências sérias”, explicou a especialista.

O perigo desse tipo de descarte é ilustrado por um caso recente em que mais de 100 bovinos, caprinos e ovinos morreram de forma repentina após vacinação contra clostridiose em julho. A relação entre os óbitos e o imunizante está sendo investigada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A vacina envolvida, Excell 10, teve dois lotes suspensos preventivamente pelo laboratório Dechra Brasil e teve a comercialização suspensa, desde ontem (21), pelo Indea/MT.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ductievicz, reforçou a gravidade do ocorrido e garantiu que investigações serão conduzidas para tomar todas as medidas cabíveis, assegurando a proteção da saúde dos moradores de Várzea Grande e a preservação do meio ambiente. “É essencial que a população esteja ciente do perigo que resíduos como esse representam”, destacou.

Além disso, o secretário ressaltou a importância do trabalho contínuo de limpeza em todo o Município, que contribui não apenas para a estética urbana, mas para a segurança, saúde e qualidade de vida de todos os moradores.



FONTE

Google search engine