Início GERAL Suposto líder do Comando Vermelho, ‘Dandão’ é preso novamente após soltura em...

Suposto líder do Comando Vermelho, ‘Dandão’ é preso novamente após soltura em audiência de custódia



Sebastião Lauze Queiroz de Amorim, conhecido como “Dandão”, foi preso novamente na manhã desta segunda-feira (8), em Cuiabá. O juiz responsável pelo caso entendeu que a prisão domiciliar não foi suficiente para impedir o suspeito de cometer novos crimes.

Leia mais
Lucro de ‘bets de fachada’ que lavavam dinheiro do tráfico era repassado a “dono da quebrada”

Apontado como um dos principais líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso, Dandão chefiava um esquema que lavava dinheiro do tráfico de drogas e armas por meio do futebol amador.

Ele já havia sido preso em agosto deste ano durante a Operação Ludus Sordidus, que desmantelou a organização criminosa, prendendo familiares e aliados. Na mesma ação, seu irmão, João Bosco Queiroz de Amorim, morreu em confronto com policiais civis durante o cumprimento de mandado.

Além dos crimes de lavagem de dinheiro, Dandão é apontado como um dos donos de dois sites de apostas ilegais, dos quais recebia cerca de 10% do lucro.

Na ocasião de sua primeira prisão, ele foi solto em audiência de custódia. O juiz havia considerado seu estado de saúde debilitado, com problemas cardíacos, como impeditivo para que continuasse o tratamento dentro do presídio. Ele chegou a obter autorização para comparecer ao velório do irmão, mesmo monitorado por tornozeleira eletrônica.

A Operação Ludus Sordidus

Deflagrada pela Polícia Civil em 21 de agosto de 2025, a operação teve como objetivo desarticular uma facção criminosa altamente estruturada. A organização atuava disfarçada em ações sociais e entidades esportivas, mas estava envolvida em tráfico de drogas, estelionato, jogos de azar e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram cumpridos 38 mandados judiciais em Cuiabá, Várzea Grande e Nova Odessa (SP).



FONTE

Google search engine