Início FINANÇAS Trabalho no Brasil e juros nos EUA são destaque

Trabalho no Brasil e juros nos EUA são destaque


Mesmo mais curta, a semana terá importantes divulgações tanto no Brasil quanto nos EUA. Lá fora, ainda há a semana de Ano-Novo na China, período tradicionalmente marcado por menor liquidez nos mercados asiáticos e possível redução no ritmo de negócios e divulgação de dados no país.

Na segunda-feira (16), a agenda começa com a produção industrial da Área do Euro e o PIB do quarto trimestre da Colômbia, que deve avançar 2,5% na comparação anual. Já na terça-feira (17), os investidores voltam as atenções para os Estados Unidos, com dados importantes de atividade e consumo.

Além dos números, o mercado acompanha os reflexos do feriado do Ano-Novo Lunar na China. A paralisação parcial das atividades no país pode reduzir o volume de negociações globais, especialmente em commodities, além de afetar cadeias logísticas e o ritmo de transações comerciais na Ásia.

Oportunidade com segurança!

Brasil: Semana após Carnaval

A agenda doméstica ganha força a partir de quarta-feira (18), com a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central, termômetro das expectativas para inflação, juros e crescimento.

Na quinta-feira (19), o dia será carregado. Logo cedo saem os índices de inflação da FIPE (IPC), da FGV (IPC-S e a segunda prévia do IGP-M). Ainda pela manhã, o Banco Central divulga o IBC-Br de dezembro, com expectativa de queda de 0,6% na comparação mensal, indicador considerado uma prévia do PIB. No período da tarde, será publicado o fluxo cambial semanal.

Na sexta-feira (20), o IBGE apresenta a Pnad Contínua do quarto trimestre, dado essencial para avaliar o desempenho do mercado de trabalho e sua influência sobre consumo e política monetária.

Continua depois da publicidade

Ata do FOMC

Nos EUA, a terça-feira traz o Índice Empire Manufacturing de fevereiro e as vendas no varejo de janeiro, que ajudam a calibrar as projeções sobre a força da atividade no início do ano.

Na quarta-feira (18), destaque para a produção industrial de janeiro e, principalmente, para a ata da última reunião do FOMC, que pode trazer sinais adicionais sobre o ritmo de cortes de juros pelo Federal Reserve.

A quinta-feira concentra dados relevantes, como o índice de atividade do Fed da Filadélfia, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e a balança comercial de dezembro.

Já a sexta-feira (20) será o ponto alto da semana: saem os dados de gastos e renda pessoal, além do deflator do PCE — indicador de inflação preferido do Federal Reserve —, o PIB do quarto trimestre (com expectativa de alta anualizada de 3,0%) e o índice de confiança da Universidade de Michigan. O conjunto de indicadores deve influenciar de forma decisiva as apostas do mercado para os próximos passos da política monetária americana.

Com eventos relevantes nas principais economias e menor liquidez asiática devido ao Ano-Novo Chinês, a semana tende a ser marcada por ajustes nas expectativas para crescimento global, inflação e juros.

Confira a agenda completa:

Continua depois da publicidade

Data País Indicadores
Segunda-Feira 16/02 Área do Euro Produção industrial (dez)
Segunda-Feira 16/02 Colômbia PIB (4º tri) 2,5% (a/a)
Terça-Feira 17/02 EUA Índice Empire Manufacturing de atividade (fev)
Terça-Feira 17/02 EUA Vendas no varejo (jan)
Quarta-Feira 18/02 Brasil BCB: Relatório Focus (semanal)
Quarta-Feira 18/02 EUA Produção industrial (jan)
Quarta-Feira 18/02 EUA Divulgação da ata do FOMC
Quinta-Feira 19/02 Brasil FIPE: IPC (mensal)
Quinta-Feira 19/02 Brasil FGV: IPC-S (semanal)
Quinta-Feira 19/02 Brasil FGV: IGP-M (2ª prévia) (fev)
Quinta-Feira 19/02 Brasil BCB: Índice IBC-Br de atividade econômica (dez) -0,6% (m/m)
Quinta-Feira 19/02 Brasil BCB: Fluxo Cambial (semanal)
Quinta-Feira 19/02 EUA Índice de atividade do Fed Filadélfia (fev)
Quinta-Feira 19/02 EUA Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
Quinta-Feira 19/02 EUA Balança comercial (dez)
Quinta-Feira 19/02 Área do Euro Confiança do Consumidor (fev)
Sexta-Feira 20/02 Brasil IBGE: Pnad Contínua trimestral (4° tri)
Sexta-Feira 20/02 Alemanha Índice PMI composto (fev)
Sexta-Feira 20/02 Área do Euro Índice PMI composto (fev)
Sexta-Feira 20/02 EUA Gastos pessoais (dez)
Sexta-Feira 20/02 EUA Rendimento pessoal (dez)
Sexta-Feira 20/02 EUA BEA: Deflator do PCE (dez)
Sexta-Feira 20/02 EUA PIB (4º tri) – anualizado 3,0% (tri/tri a)
Sexta-Feira 20/02 EUA S&P Global: Índice PMI da indústria de transformação (dez)
Sexta-Feira 20/02 EUA Índice de confiança da Universidade de Michigan (fev)



FONTE

Google search engine