O republicano falou em “Guerra de 12 Dias” e disse que o fim do conflito será saudado pelo mundo. “Partindo do princípio de que tudo funcionará como deveria, o que funcionará, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, a Coragem e a Inteligência para encerrar o que deveria ser chamado de ‘A GUERRA DE 12 DIAS’.”
Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e DEUS ABENÇOE O MUNDO.
Donald Trump, presidente dos EUA
Trump ainda declarou que a duração do cessar-fogo “é ilimitado. Vai durar para sempre”. No que definiu como um “dia maravilhoso para o mundo” na sua opinião, o republicano afirmou acreditar que o conflito acabou completamente e não acha que Israel ou o Irã voltarão a se atacar. A declaração foi concedida à NBC News.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, um alto funcionário do governo iraniano confirmou que Teerã aceitou a proposta apresentada por Trump. Segundo ele, a mediação foi feita pelo Qatar. Oficialmente, o governo iraniano ainda não se pronunciou. Já um porta-voz do exército israelense se recusou a comentar a declaração do republicano, divulgou o jornal The New York Times.
Segundo a Reuters, foi o primeiro-ministro do Qatar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, quem conseguiu que os iranianos aceitassem o pacto proposto pelos EUA. O acordo foi obtido em uma ligação telefônica que ocorreu depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse ao emir do Qatar que já havia obtido um compromisso de Israel no mesmo sentido.
Washington, então, pediu que o líder em Doha convencesse os iranianos. O acordo foi fechado depois que o Irã atacou a base aérea americana Al Udeid, no Qatar, na noite de segunda-feira. Os mísseis foram interceptados pelas forças em Doha.





