Início FINANÇAS Trump anuncia tarifas de 25% sobre Japão e Coreia do Sul em...

Trump anuncia tarifas de 25% sobre Japão e Coreia do Sul em primeiras cartas dos EUA


Os Estados Unidos vão impor tarifas gerais de 25% sobre as importações do Japão e da Coreia do Sul a partir de 1º de agosto, revelou o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (7).

Trump, em duas publicações na sua rede Truth Social, compartilhou capturas de tela de cartas que teriam sido enviadas ao primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru e ao presidente sul-coreano Lee Jae-myung, ditando as novas taxas tarifárias.

Ambas as cartas afirmam que as tarifas de 25% são independentes de outras taxas adicionais específicas para determinados setores e categorias de produtos.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

As cartas também destacam que “mercadorias transbordadas para evitar uma tarifa mais alta estarão sujeitas a essa tarifa mais alta”, referindo-se à prática de transferir mercadorias para um país intermediário antes do envio final para os EUA, com o objetivo de burlar as tarifas.

Em 2024, os Estados Unidos tiveram um déficit comercial de bens de US$ 68,5 bilhões com o Japão e de US$ 66 bilhões com a Coreia do Sul, segundo o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos.

As comunicações devem ser as primeiras de um total que Trump disse que poderia chegar a 15, enviadas entre esta segunda e quarta-feira (9), prazo final em que suas chamadas tarifas recíprocas para dezenas de países deveriam voltar aos níveis estabelecidos em abril.

Continua depois da publicidade

Os mercados financeiros dos EUA caíram para as mínimas do dia com o anúncio das cartas. O índice Dow Jones perdeu 447 pontos, ou 1%. O S&P 500 recuou 0,8%, e o Nasdaq Composite caiu 0,9%.

Confira as cartas:

Carta de Trump ao primeiro-ministro do Japão (Reprodução/X)
Carta de Trump ao primeiro-ministro do Japão (Reprodução/X)
Carta de Trump ao presidente da Coreia do Sul (Reprodução/X)
Carta de Trump ao presidente da Coreia do Sul (Reprodução/X)



FONTE

Google search engine