A Vale (VALE3) divulgou seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre de 2025 na noite desta terça-feira (21). A mineradora apresentou maior produção de minério de ferro desde 2018 e afirmou que teve melhor realização de preços, em razão de estratégia de portfólio de produtos.
Leia mais:
Confira o calendário de resultados do 3º trimestre de 2025 da Bolsa brasileira
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
A produção de minério de ferro ficou em 94,4 mega toneladas (Mt), com alta de 3,4 Mt maior na comparação anual. O dado foi impulsionado por novo recorte trimestral do S11D e pelo avanço de ramp-up dos principais projetos da Vale.
As vendas ficaram 86 Mt, com crescimento de 5% com a melhora de realização de preços, segundo a Vale. A melhor dinâmica de preços foi possível por prêmios mais elevados de finos de minério de ferro (em US$ 1,8/toneladas). A produção de pelotas teve queda de 23% na comparação anual, em 8 Mt.
Já a produção de cobre apresentou crescimento anual em Salobo e teve alta de 6% no período, também ajudada por maiores volumes de concentrado provenientes de Voisey’s Bay e Sudbury.
Continua depois da publicidade
O Sistema Norte teve queda de produção compensada, com perda em Serra Norte, que era esperada (1,5 Mt menor a/a), compensada pela produção da S11D. A mina chegou a sua maior produção para um terceiro trimestre, em 23,6 Mt, suportado por melhorias contínuas de desempenho e na confiabilidade dos ativos.
“Esse aumento compensou a produção menor, porém esperada, em Serra Norte (1,5 Mt menor a/a), ainda impactada pela disponibilidade de run-of-mine, que foi parcialmente compensada pelos efeitos positivos do ajuste no portfólio de produtos no plano de lavra”, afirma o relatório da mineradora.





