Início CIDADES Várzea Grande colhe resultados: talhão de melão é destaque na comunidade Sadia...

Várzea Grande colhe resultados: talhão de melão é destaque na comunidade Sadia III


 

Parceria entre SEMMADRS, EMPAER e COOPEVEG garante assistência técnica e fortalece merenda escolar

 

 

O que antes era um terreno simples na comunidade rural Sadia III, agora é sinônimo de colheita e de esperança para o produtor Francisco Villas Boas. Com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), da EMPAER e da COOPEVEG, ele acaba de realizar a primeira colheita de um talhão de melão, produzido com manejo adequado, técnica e apoio direto das políticas públicas municipais.

Um talhão de melão representa de 20 a 30 toneladas de melão plantados em até 2 hectares de terra, e, parte da produção será destinada à merenda escolar da rede municipal de ensino, garantindo alimento fresco, saudável e produzido no próprio Município, o que gera impacto direto na economia local e na qualidade da alimentação oferecida às crianças da cidade.

A assistência técnica foi essencial para o sucesso da safra, como destacou o coordenador de Desenvolvimento Rural da SEMMADRS, Leandro Luiz da Silva. “A produção do seu Francisco é um exemplo de como o apoio técnico transforma a realidade no campo. Desde a escolha das sementes até o manejo do solo e irrigação, nossa equipe acompanhou tudo. E agora estamos vendo o resultado: colheita de qualidade, com valor agregado e destino garantido”.

A iniciativa integra o Plano de Governo da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL, que têm apostado fortemente na valorização da agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento rural sustentável do Município. A gestão segue princípios de eficiência, fortalecimento da produção local e incentivo à autonomia dos pequenos produtores.

“Esse tipo de parceria é o retrato do que defendemos: uma agricultura forte, técnica, com escoamento garantido e que gera retorno social. Quando parte da produção vai para a merenda escolar, o círculo se fecha com benefícios para todos: quem planta, quem consome e quem administra com responsabilidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.

Segundo o extensionista da EMPAER, Edson Benedito da Silva, o melão produzido na propriedade tem aceitação comercial crescente e segue padrões de qualidade, com manejo adequado ao solo da região. “Além de abastecer a merenda escolar, o excedente será comercializado em feiras locais e por meio da cooperativa, garantindo renda ao produtor e movimentando o comércio agrícola da cidade”, completou o secretário Ricardo Amorim.



FONTE

Google search engine