O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) rebateu as críticas que surgiram após a apresentação do projeto de resolução que cria uma Comissão Temporária de Representação da Câmara de Cuiabá para acompanhar o prefeito Abilio Brunini (PL) em viagem oficial aos Emirados Árabes Unidos e à China, entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro deste ano.
Leia também:
Empresa de reciclagem que pegou fogo em Cuiabá estava operando sem alvará
Magalhães, que deve presidir o grupo ao lado do vereador Demilson Nogueira (PP), afirmou que a iniciativa tem caráter institucional e busca representar o Legislativo em eventos de projeção internacional. Ele ressaltou que “somente 15 prefeitos no Brasil receberam esse convite” e destacou que a participação é uma oportunidade para fortalecer parcerias e atrair investimentos para a capital mato-grossense.
“Olha, primeiramente eu fiquei muito surpreso, porque a Câmara Municipal, há alguns anos atrás, tem já muitos anos, eu nem era vereador ainda, que eu vi um vereador aqui participar de uma viagem internacional e levar a bandeira de Cuiabá (…). E agora veio este convite, que caso os pares aprovem aqui nesta Casa, eu, o vereador Demilson Nogueira estaremos participando de uma comissão, acompanhando o prefeito num momento tão importante. Para que fique bem claro, somente 15 prefeitos no Brasil receberam esse convite, você não se convida, você é convidado”, afirmou.
Segundo o parlamentar, o projeto que autoriza a criação da comissão ainda depende de aprovação em plenário.
“Pode ser que não seja aprovado, pode ser que os pares não aprovem, então, a partir do momento que aprovado for, nós teremos acesso a toda essa discussão”, explicou.
Magalhães também esclareceu que as passagens aéreas serão custeadas pelo Legislativo, mas as demais despesas correrão por conta dos próprios vereadores.
“Da última vez que aconteceu aqui, foi em legislaturas passadas. Se não me falha a memória, é somente com a passagem, o restante da despesa é por conta do vereador”, disse.
O vereador destacou que o convite internacional representa o reconhecimento do potencial econômico e estratégico de Cuiabá, sobretudo pela chegada da ferrovia e pela força do agronegócio.
Magalhães afirmou que pretende aproveitar o evento para buscar referências e oportunidades na área ambiental, especialmente em projetos de reciclagem e sustentabilidade.
“Em Cuiabá ainda você sai aqui na porta, você vê muita sujeira, muito material que poderia ser reciclado e se tornar em dinheiro, renda, geração de emprego. E nesse quesito, eles são os números um do Brasil no que diz respeito a usinas de reciclagem (…). O meu foco particular para Cuiabá é justamente esse”, comentou.
A viagem faz parte da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (APCS) e do Fórum de Prefeitos, realizados na Expo City Dubai, além da China International Import Expo (CIIE 2025), em Xangai. Segundo o projeto apresentado pela Mesa Diretora da Câmara, o objetivo é “fortalecer a representação institucional do município, evidenciando a integração entre os poderes Executivo e Legislativo e o compromisso conjunto com o desenvolvimento local”.
A comissão deverá apresentar um relatório detalhado das atividades desenvolvidas até 15 dias após o retorno da viagem.
FONTE





