O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializará a pré-candidatura à Presidência da República para 2026 neste sábado (16/8). O evento ocorrerá em São Paulo e terá a presença de autoridades e parlamentares de direita confirmada.
Zema havia sinalizado no mês passado o desejo de participar da corrida pelo Palácio do Planalto. Com isso, deve concorrer com aliados de direita, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que lançou a pré-candidatura.
O evento deve contar com a presença de figuras da direita, como Deltan Dallagnol, embaixador do partido Novo; deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP); desembargador aposentado Sebastião Coelho, que anunciou recentemente que é pré-candidato ao Senado em 2026; e deputado federal Gilson Marques (Novo-SC).
Mais governadores de direita devem disputar o Planalto em 2026
Há expectativa de parte da direita de que outros governadores também oficializem possíveis candidaturas, como o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). Apesar de ainda não ter manifestado a vontade de concorrer publicamente, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, sinaliza nos bastidores que o governador deve concorrer pelo partido.
Outro nome de direita ventilado nos bastidores para concorrer à Presidência da República em 2026 é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Porém, isso só deve ocorrer se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguir inelegível.