O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, localizada a 225 km de Cuiabá. Esta é a quarta ZPE ativa no país, junto com às de Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI).
Leia também
Mauro desconversa sobre aliança com PL e vê com “bons olhos” apoio de Bolsonaro a Pivetta: ‘Brasília sempre surpreende’
Em seu discurso, Alckmin destacou que a ZPE vai impulsionar e facilitar a exportação, além de atrair novas empresas para a cidade. “A ZPE vai impulsionar a exportação. Quando eu exporto, eu não pago imposto. Exportação é desonerada de pagamento de impostos. Tem imunidade tributária”, explicou.
O presidente em exercício também enfatizou a importância do comércio exterior para o crescimento do país e celebrou a atração de investimentos. “Já tem uma indústria aqui instalada. Outros virão para cá, trazendo emprego, trazendo venda para a nossa população”, afirmou.
Alckmin citou ainda a expectativa pela inauguração de uma grande indústria de etanol de milho na região e disse que o governo federal. “Daqui a pouco vamos estar voltando aqui. Porque tem uma grande indústria de etanol de milho que está para ser inaugurada aqui. O etanol de milho é importante porque faz o milho virar combustível”;
Ao fim do seu discurso, Alckmin transmitiu saudações do presidente Lula (PT), que se encontra em viagem à Indonésia, e reforçou o objetivo de vender “produtos de qualidade para o mundo inteiro”.
A ZPE de Cáceres ainda está localizada estrategicamente em uma das rotas de Integração Sul-Americana, a rota do Quadrante Rondon. O programa do governo brasileiro visa otimizar a logística e fortalecer o comércio com os países vizinhos e a Ásia, conectando diversas regiões do Brasil através de projetos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.
FONTE





