Início NACIONAL Com saída de Sabino, novo ministro do Turismo toma posse nesta terça

Com saída de Sabino, novo ministro do Turismo toma posse nesta terça


Gustavo Feliciano toma posse na manhã desta terça-feira (23/12) como novo ministro do Turismo, no Palácio do Planalto, em Brasília. Ele assume o comando da pasta após a saída de Celso Sabino, expulso do União Brasil no início do mês.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa da solenidade de transmissão de cargo, que foi confirmada nesta segunda-feira (22/12) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Feliciano foi convidado por Lula na quinta-feira (18/12), após articulação política com o União Brasil, partido que detém o comando do ministério.

A saída de Sabino foi anunciada ao final da reunião ministerial realizada na última semana, na Granja do Torto. Segundo auxiliares do presidente, o União Brasil pediu oficialmente a devolução da pasta após decidir pela expulsão de Sabino, que permaneceu no cargo mesmo após uma resolução interna da legenda exigir que seus filiados deixassem o governo Lula.

Com saída de Sabino, novo ministro do Turismo toma posse nesta terça - destaque galeria

Com saída de Sabino, novo ministro do Turismo toma posse nesta terça - imagem 1
1 de 5Ricardo Stuckert / PR
Gustavo Feliciano, nomeado por Lula para o Ministério do Turismo
2 de 5

Gustavo Feliciano, nomeado por Lula para o Ministério do Turismo

Instagram/Divulgação

Presidente Lula e o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano
3 de 5

Presidente Lula e o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano

Lula e Sabino
4 de 5

Lula e Sabino

Ricardo Stuckert / PR

Celso Sabino
5 de 5

Celso Sabino

Kebec Nogueira/Metrópoles
@kebecfotografo

Escolha do sucessor de Sabino

Gustavo Feliciano é indicação do União Brasil e teve seu nome avalizado pelo presidente da sigla, Antônio Rueda. A escolha também contou com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que comemorou a nomeação do conterrâneo.

“O turismo ganha um guia competente. Quem vem da Paraíba sabe receber, sabe cuidar e sabe mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, afirmou Motta.

O convite foi formalizado em reunião no Palácio do Planalto que contou com a presença de Lula, do líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), do ex-ministro Juscelino Filho (MA), do deputado Damião Feliciano (União-PB), pai do novo ministro, além do próprio Gustavo Feliciano.

Ex-secretário de Turismo da Paraíba, Feliciano também é um dos coordenadores das bancadas evangélica e negra na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, sua escolha é vista como mais um aceno do presidente Lula ao eleitorado evangélico e uma tentativa de recompor a relação com setores do União Brasil.

Expulsão de Sabino do União

A mudança no comando do Turismo ocorre em meio ao chamado “desembarque” do União Brasil do governo. Em setembro, o partido aprovou resolução determinando que seus filiados deixassem cargos na gestão federal, sob pena de punições disciplinares.

Sabino optou por permanecer no ministério e acabou expulso da legenda. Apesar da decisão, a medida não afetou ministros indicados pelo União Brasil que não são filiados à sigla, como Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações).

Celso Sabino, que deve disputar o Senado nas eleições do próximo ano pelo Pará, deixou o governo após semanas de tensão entre o Planalto e a cúpula do União.



FONTE

Google search engine