A prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli, (ambos do PL), juntamente com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, participaram da cerimônia de posse dos novos diretores escolares da rede municipal de Várzea Grande. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Jd. Marajoara.
Em seu discurso, a prefeita Flávia parabenizou os diretores aprovados no seletivo que estão tomando posse e desejou sucesso no desafio de avançar na melhoria da educação municipal. “O processo seletivo e a posse de novos diretores representam uma revitalização no sistema educacional e o início de um novo ciclo nas unidades de ensino da rede municipal” destacou a prefeita, reforçando a nova fase que começa a ser construída na Educação de Várzea Grande.
Moretti destacou também os avanços e entregas que foram efetivadas ainda em seu primeiro ano de mandato como prefeita de Várzea Grande, “tivemos grandes conquistas com entrega de novas creches, construção de mais salas de aula e valorização salarial tão esperada pelos profissionais da Educação” lembrou.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli, ressaltou a importância do momento para a Educação de Várzea Grande e destacou o papel estratégico dos gestores escolares na formação das futuras gerações. Para Zaeli, a educação é um dos pilares mais nobres da administração pública e exige comprometimento contínuo do poder público. “Este é um momento muito importante para a Educação municipal, principalmente para os diretores que aqui estão hoje tomando posse. Eles se inscreveram, passaram pelo processo seletivo, foram aprovados e estão aptos a contribuir com seus conhecimentos” disse.
Para o secretário Igor Cunha, a posse dos novos diretores escolares fecha as ações do ano letivo de 2025, projetando várias realizações para no próximo ano, e prevê uma transformação tecnológica que irá alavancar os índices da Educação em Várzea Grande. Logo no início de sua fala, o secretário anunciou a entrega de um notebook para cada diretor escolar, que vai garantir a conectividade e a agilidade do gestor na tomada de decisões imprescindíveis para o momento atual. “As ferramentas tecnológicas que iremos lançar no próximo ano irão potencializar nossas ações para fazer que a Educação de Várzea Grande seja referência de fato a nível de Brasil”, disse.
O secretário apresentou aos novos gestores o Projeto NAVE da Educação, que foi lançado como projeto piloto no início do ano letivo de 2025, na EMEB Alino Ferreira de Magalhães. “Esse projeto, dentro de uma metodologia de meritocracia, terá as condições e ferramentas para, em um ecossistema envolvendo sociedade, pais e profissionais da escola, podermos realizar as entregas que os alunos da rede municipal de Várzea Grande merecem” afirmou.
O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, representando a classe dos professores no evento, avaliou de forma positiva a posse dos novos diretores da rede municipal de ensino, destacando o avanço da retomada do processo de gestão democrática nas escolas do município. Ele revelou que a medida integra um conjunto de ações conduzidas pela Secretaria de Educação e atende a uma reivindicação antiga da categoria. “Esse é mais um passo importante que estamos dando juntamente com o novo secretário de Educação, Igor Cunha. A gestão democrática estava praticamente esquecida, já que a última eleição nas escolas havia ocorrido em 2019, e agora estamos retomando esse processo”, afirmou.
De acordo com o presidente do Sintep/VG, a mudança fortalece a autonomia dos gestores escolares e contribui para um ambiente educacional mais dinâmico e eficiente.
A professora de Geografia, concursada e nova diretora empossada da EMEB Luis Reveles Pereira, Marize Lúcia Santana disse que é a primeira vez que assume uma escola como diretora pretende contribuir com seu trabalho e atenção aos alunos de todas as faixas de idade que a escola atende. “Dirigir uma escola que atende da Educação infantil até o 5º ano vai ser um desafio e eu espero contribuir muito para a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos da escola” pontuou.
Galeria de Fotos
(16 fotos)





