Início NACIONAL Ala do Senado aposta em investigação do Master via comissão

Ala do Senado aposta em investigação do Master via comissão


Uma ala da cúpula do Senado Federal aposta em mirar o caso do Banco Master não por uma comissão parlamentar de inquérito, como tenta emplacar a oposição, mas por meio de um grupo de trabalho já criado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Há ao menos três pedidos para a instalação de comissões parlamentares de inquérito: uma na Câmara; outra no Senado, encabeçada por Eduardo Girão (Novo-CE) e há ainda um pedido de comissão mista – uma CPMI – no Congresso. Essa última foi proposta pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

Na primeira quinzena do ano, paralelamente a esses pedidos, o presidente da CAE, Renan Calheiros (MDB-AL), baixou uma instrução normativa criando um grupo de trabalho composto por 8 senadores para acompanharem as investigações “relacionadas aos fatos e condutas atribuídas ao Banco Master”.


Quem participa do grupo de trabalho do Banco Master

  • Fernando Farias (MDB-PE);
  • Eduardo Braga (MDB-AM);
  • Espiridião Amin (PP-SC);
  • Randolfe Rodrigues (PT-AP);
  • Alessandro Vieira (MDB-SE);
  • Leila Barros (PDT-DF);
  • Damares Alves (Republicanos-DF);
  • Soraya Thronicke (Podemos-MS);
  • Omar Aziz (PSD-AM)

A iniciativa, que agrupa governistas em sua maioria, poderá realizar a apresentação de requerimentos de convocação de autoridades envolvidas, requerimentos de informação e apresentação de proposições legislativas – em termos semelhantes aos de uma CPI.

Ao Metrópoles, líderes partidários disseram que o ano legislativo deverá começar com o caso da fraude bancária no centro das discussões. Senadores avaliam que o colegiado terá a mesma força que uma CPI, mas, de certa maneira, sem a mesma espetacularização.

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) tem demonstrado incômodo ao longo do último ano a respeito da condução e resultados das comissões parlamentares de inquérito, especialmente depois da ida da influencer Virginia Fonseca à CPI das Bets.

Ante a pressão para a instalação de alguma CPI que mire o Master, o grupo de trabalho também é visto como uma forma de aliviar os ânimos e ter trabalhos mais sóbrios- embora aliados ainda avaliem haver a possibilidade de Alcolumbre instalar alguma das duas comissões de inquérito.



FONTE

Google search engine