Nesta quarta-feira (28/1), o clima será marcado por calor, umidade elevada e mudança no tempo em grade parte do Brasil, com pancadas de chuva moderada a forte. Toda a última semana de janeiro de 2026 deve ter o predomínio de temporais típicos de verão.
De acordo com o climatempo, também poderá ter riscos de temporais isolados, rajadas de vento e sensação de tempo abafado.
Confira a previsão de acordo com as regiões:
Na Região Sul, a influência marítima favorecem chuvas irregulares e temporais pontuais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As temperaturas permanecem elevadas, com rajadas de vento com 40 a 50 km/h no oeste, litoral norte e serra gaúcha. Em Porto Alegre, o tempo permanece firme e predomínio de sol durante a manhã.
No Sudeste, as instabilidades aumentam ao longo do dia, com chuvas mais intensas na capital Paulista, entre a manhã e o início da tarde. As pancadas se intensificam também no triângulo mineiro, oeste, sul e norte de Minas Gerais. Há também riscos de chuva no Rio de Janeiro, com temperatura máxima de 35ºC.
O Centro-Oeste terá instabilidade entre sol e chuva, com pancadas no norte e oeste de Mato Grosso e em áreas de Mato Grosso do Sul, já Goiás apresenta um período mais estável. As temperaturas nas regiões seguem elevadas e o calor predomina. Em Brasília, os brasilienses enfrentarão sol com possíveis pancadas de chuva durante à tarde.
No Nordeste, as chuvas persistem com temporais isolados e rejadas de vento entre 40 e 50 km/h. A pancadas se concentram em áreas como no Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco. No interior de alguns estados, o tempo segue mais firme, mas o calor permanece intenso.
Já na Região Norte, esta quarta será de chuvas intensas e tempo abafado, com pancadas forte no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, além de risco de temporais em áreas pontuais da região.





